7 sinais que identificam uma mãe narcisista

Entenda quais atitudes podem indicar o distúrbio de comportamento
mães narcisistas

Foto: Istock

Mãe sempre ama o filho e filho sempre ama a mãe, certo? Nem sempre. Você já ouviu falar das mães narcisistas? Trata-se de mães que sofrem do transtorno de personalidade narcisista, que está descrito nos manuais de diagnósticos de transtornos mentais. O problema existe há anos na sociedade mas pouco se fala sobre esta relação - muitas vezes de ódio - entre mães e filhos.

Segundo especialistas, o transtorno é uma ramificação do relacionamento abusivo e é caracterizado pela falta de amor da mãe com os filhos - principalmente mulheres. São mães que não só competem com os filhos, como tentam propositalmente destruir sua autoestima, autonomia, segurança e confiança. Mães que mentem, batem e destroem a saúde mental dos filhos. O assunto é tão polêmico que é até difícil de ser reconhecido por psicólogos.

Se você tem dúvidas sobre se está vivendo o drama de uma filha de mãe narcisista, elencamos alguns pontos para possívelmente identificar uma mãe com o transtorno. Confira:

1 - Ela so te ama se você fizer o que ela quer

Uma mãe narcisista filtra o amor com muita facilidade. Se você falha em fazer suas vontades ela pune severamente ou usa o silêncio para provocar a culpa. Você tem a impressão de que precisa provar seu amor a todo o tempo.

2-  Ela nunca respeita seu espaço

As Mães narcisistas não reconhecem a necessidade de privacidade. Não importa a idade, elas entram nos quartos sem cerimônia e usam coisas que estão nele contra você.

3- Elas competem com os filhos

Pessoas com o transtorno narcisista competem com os filhos, transformando suas memórias em tóxicas. Se você fizer algo bom ou que mereça reconhecimento ela sempre vai competir para mostrar que é melhor.

4- Elas roubam os créditos

Se o filho ganha um campeonato de natação, por exemplo, ela dá a entender que o crédito não foi dele, e que o filho "herdou" o talento dela, por exemplo. A atenção tem que ser voltada para a mãe e o filho fica em segundo plano.

5- Elas mentem constantemente

A mãe ou o pai narcisista mente para manipular, controlar e tirar vantagem. Você nunca sabe o que é real ou confiavel vindo deles e nunca sabe o que é uma armadilha para te prejudicar.

6- A pessoa narcisista cultiva a culpa alheia

Outro método de controlar o próximo é utilizar da culpa para benefício próprio. Dizer coisas como "Eu sacrifiquei tudo por você", "Eu fiz tudo por você" e "É assim que você me agradece", te fazem se sentir devedor da completa obediência.

7- Ela tenta te fazer dependente

A mãe diz "Não me abandone. Eu preciso de você. Eu não sei viver sem você" para transformar a saída de casa impossível. Você sente que se viver sua própria vida estará ferindo sua mãe.

Como lidar com mães narcisistas?

Pouco se fala sobre o assunto e há muito a ser explorado. A revista eletrônica Fantástico, da Rede Globo fez uma reportagem esclarecedora sobre as mães narcisistas que vale a pena ser assistida. A matéria falou com a única autora brasileira que escreveu um livro sobre o assunto e deu dicas para filhos de mães narcisistas. Confira:

Algumas páginas especializadas no assunto, como a "De filha Para filha: conhecendo a mãe narcisista" também disponibilizam materiais para ajudar quem vive este drama. Vale conferir:

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: psicologia mães distúrbio