Lancheira saudável ajuda no combate a obesidade

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Segundo o IBGE os casos de obesidade infantil mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos nos últimos 20 anos. Balancear o lanche levado para escola e evitar que o jantar seja servido muito tarde são estratégias para evitar o acumulo de gordura.

De acordo com a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo, não podem faltar frutas ou sucos, além de carboidratos e proteínas.

Hábitos alimentares com poucas frutas e verduras, a ampla oferta de produtos hipercalóricos e a diminuição das atividades físicas nas horas de lazer são pontos que fazem crescer a estatística de crianças obesas. "As guloseimas sempre serão o primeiro pedido de uma criança que já saboreou um doce. Os pais precisam limitar a quantidade e a frequência para no máximo 2 vezes por semana. Caso contrário, a criança pode aumentar a chance de ter excesso de peso, diabetes, aumento do colesterol e dos triglicerídeos", afirmou.


Opções para uma lancheira saudável

1) 3 bisnaguinhas integrais com blanquet de peru, suco natural de morango, 1 maçã e 3 castanhas do Pará;

2) 5 cookies integrais, suco natural de caju,1 banana e 3 amêndoas;

3) 3 torradas, 1 queijo processado, suco natural de acerola e 3 nozes.

4) 2 fatias de pão integral com blanquet de peru, suco natural de laranja,1 kiwi e 3 castanhas de caju;

5) 3 bisnaguinhas integrais com requeijão, suco de uva integral, morangos frescos e 3 macadamias.

Por Catharina Apolinário

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