Keika e Tikara - mascotes do Centenário da Imigração Japones

foto divulgação

Entusiasmado com a grande repercussão do mascote sansei Tikara, o desenhista Maurício de Sousa, criou Keika, para marcar as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. O nome Keika significa "aquele que acrescenta bravura, pureza, integridade e honestidade."

Para a criação dos dois personagens, Mauricio teve a ajuda de Alice Takeda, sua esposa e diretora de produção da Mauricio de Sousa Produções. A idéia era criar mascotes que representassem a modernidade e acultura milenar japonesa. Em breve, os novos personagens deverão ser incorporados às histórias da Turma da Mônica.

Trajetória

Mauricio de Sousa criou em 1959 seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. A revista Mônica foi lançada em 1970 e hoje o autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas.

Em 2005, lançou o personagem Ronaldinho Gaúcho que em menos de um ano ganhou publicações em mais de 20 países e centenas de produtos infantis lançados na Europa.

No ano passado, num feito inédito, o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência - nomeou como embaixadora a personagem Mônica, criação de Mauricio inspirada em sua segunda filha.

Por Karina Conde

Comente