Jogos e atividades ensinam o ciclo do celular para as crianças

Jogos e atividades ensinam o ciclo do celular para

Foto/ Reprodução do site Akatu Mirim

De onde vem e para onde vai o celular? As respostas estão no portal Akatu Mirim, um site que traz vídeos, jogos e atividades que ensinam sobre os impactos do aparelho celular e o descarte correto de resíduos eletrônicos. O portal para crianças foi criado em março pelo Instituto Akatu e traz atividades para pais e educadores, divididos em blocos. Desta vez, a discussão gira em torno dos celulares.

A ideia é fazer com que as crianças entendam o que é a vida útil de um produto e a importância de usá-lo até o fim dela, já que a produção deles requer gastos em energia e recursos naturais. O vídeo deste bloco explica os impactos da produção do celular para o meio ambiente e para a saúde humana.

A quantidade de celulares no país é superior ao número de habitantes e as crianças querem ter um também, que tire foto, toque músicas e tenha recursos atualizados. A página da Akatu Mirim fala sobre a quantidade de aparelhos produzidos no país, o apelo da propaganda para que as pessoas troquem de modelo a cada ano e sobre como deve ser o descarte correto dos resíduos eletrônicos.

Um dos jogos a disposição no site oferece às crianças a possibilidade de brincar de consertar os aparelhos. Isso estimula as discussões sobre uso correto para estender a vida útil do celular. Já o mural temático pergunta: "Alguém tem alguma sugestão de como diminuir o lixo eletrônico?". A questão pode ser utilizada para falar sobre vida útil dos aparelhos, reaproveitamento de materiais, descarte correto e até sobre o trabalho dos recicladores.

Akatu Mirim

Lançado em março com o tema petróleo, o Akatu Mirim foi desenvolvido pela agência digital Tribo Interactive e patrocinado pelo refresco em pó Tang, da Kraft Foods Brasil. Nos meses seguintes, o site abordou os ciclos da sacolinha plástica, da garrafa d’água e da bala.

O portal se foca nas crianças pois acredita que elas podem ser grandes mobilizadoras ao mudar o próprio comportamento e ainda incentivar mudanças dos pais em casa e dos hábitos na escola.


Instituto Akatu

O Instituto Akatu é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que vê o ato de consumo como um instrumento fundamental de transformação do mundo. Completou 10 anos no dia 15 de março e trabalha para contribuir na conscientização e na mobilização dos cidadãos para consumo sustentável.

Por Catharina Apolinário

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?