Jogos como Minecraft ajudam crianças a aprender a ler

Jogos de videogames ajudam crianças a ler
jogo-minecraft

Foto - Bloomua / Shutterstock

Aos pais que ainda duvidam que videogames e jogos de computadores podem estar fazendo mal às suas crianças, reconsiderem. Alguns deles, como o famoso Minecraft podem, de fato, ajudar os pequenos a aprender a ler e a escrever.

O processo de ajuda na alfabetização pode não estar no jogo em si, mas sim na procura por instruções de como jogá-lo. Tome o Minecraft como exemplo: o game possui instruções e tutoriais básicos para ensinar os jogadores por onde começar a construir coisas e brincar. O que eles fazem então? Correm para a Internet em busca de textos e outras dicas dadas por outros jogadores e, desse modo, acabam aprendendo mais.

Os textos são mais complexos e, portanto, ensinam mais. Já que é um assunto de interesse, então os games naturalmente motivam os jovens jogadores a ler - e em um nível acima do que eles estão acostumados. Isso é o que identificou a pesquisadora de games Constance Steinkuehler, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA.

A pesquisa

Constance pediu a um grupo de alunos do ensino fundamental e médio a escolherem um tópico de jogo que mais interessasse. Depois ela coletou textos dos sites de jogos para que os indivíduos pudessem ler e os alunos leram sem problemas os textos - alguns deles possuiam linguagem acadêmica.

Mesmo com o vocabulário avançado e palavras desconhecidas, o assunto era de tamanho interesse que os alunos não ligaram para as dificuldades e aceitaram o desafio que aquela tarefa proporcionava. "Eles estavam realmente motivados", disse Constante em entrevista à revista Wired. 

Além disso, é comum a existência de fóruns para esse tipo de jogo. Nesse caso, para contribuir de alguma forma com a discussão, o jovem precisa se comunicar - e assim acaba melhorando também o seu nível de escrita.

No caso de crianças brasileiras, os games que são originalmente feitos em inglês, por exemplo, também podem ajudar os jovens a melhorarem o seu entendimento com relação ao idioma estrangeiro.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: jogos de computador