Início das aulas: adaptação ao ambiente escolar!

Enfim, o início das aulas! Um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro! Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança e também dos pais!

A compreensão dos pais e das professoras com as crianças é a chave para que tudo ocorra bem. As professoras, com carinho, cativam as crianças e apresentam a elas o novo ambiente, os pais precisam apoiar as professoras e transmitir a segurança de que a escola é um ambiente prazeroso, incentivando a criança a ficar nele, permitindo assim que ela interaja com as professoras e com a turma durante o período escolar.

Talvez em alguns casos seja necessário buscar a criança mais cedo, para algumas, é muito importante encontrar os pais na saída nos primeiros dias e não outros parentes. O medo de que os pais não voltem é o maior problema na adaptação das crianças, por isso prepare-se para estar antes do horário de saída na escola, nunca se atrase nesse período, pois essa lembrança certamente prejudicará a adaptação da criança.

Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.

Comente