Hormônio da felicidade afeta aprendizagem das crianças

felicidadecriançasaprendizado

Foto - Shutterstock

Toda mãe se preocupa com o aprendizado das crianças, mais ainda se acham que eles estão atrasados em comparação às outras crianças. Essa diferença pode ter causa hormonal. Estudos recentes mostraram que crianças sob o efeito do cortisol, hormônio do estresse, ficam com a memória e o aprendizado prejudicados.

Já com a dopamina deixa a criança com a atenção ativada. Logo, sua capacidade de aprender é muito maior, já que a satisfação de ganhar e vivenciar algo novo libera o hormônio de felicidade no organismo.

O que isso significa? Pois bem, isso impacta em como as crianças encaram suas vidas escolares. Muitas veem as matérias e a forma de ensino como uma grande máquina complexa, em que o único meio de se livrar dela é decorando e não aprendendo. Por isso, a maioria quando acaba o ano escolar, mal se lembra do que aprendeu durante o ano letivo.

A ideia desta pesquisa é mostrar aos pais, professores e as instituições de ensino que incentivando jogos e brincadeiras no lugar de estresse e pressão, as crianças podem dar muito mais do que esperam dela. Quando aprender se tornar algo divertido e cada esforço for valorizado, a vida escolar para estes novos cidadãos não irá acabar na formatura, pois, eles irão entender como desenvolver o prazer de aprender mais e mais.


Por Kelly Jamal

Comente