Histórias para crianças

O Pequeno Leitor

Foto: divulgação

Incentivar a leitura nas crianças em idade de alfabetização, esse é o objetivo do site ‘O Pequeno Leitor’, criado pela publicitária Stela Greco Loducca.

Antes de mais nada, uma pergunta: por que incentivar a criança a acessar um site e não ler um livro? Stela tem a resposta na ponta da língua. Ela diz que, atualmente, os pequenos estão familiarizados com o uso e manipulação de equipamentos eletrônicos desde muito cedo. Não é raro crianças passarem mais de três horas em frente a um computador. Porém Stela afirma que O Pequeno Leitor não substituiu o livro, mas é sim uma ferramenta de incentivo a leitura complementar ao livro. "Quero mais é que a criança saia do site e sinta prazer em entrar numa livraria. Ou que saia de uma livraria e queira "passear" no site para ler", diz.

Como funciona

O site usa ferramentas como histórias animadas, com legendas e áudio. Ao se cadastrar no site a criança ganha um amiguinho imaginário, personagem que ficará o tempo todo ao seu lado, dando dicas de navegação e estimulando-a a voltar ao site.

A partir do momento que a criança for interagindo no O Pequeno Leitor, ela poderá: armazenar seus contos favoritos na sua própria "Estante de Histórias", guardar os itens colecionáveis que ganhou ao longo das atividades do site na sua "Estante de Tranqueiras" e ainda terá também o seu "Baú de palavras" que um dicionário que vai enriquecer o seu vocabulário com palavrinhas novas e diferentes. Ao criarem suas próprias histórias, os pequenos podem publicá-las, dividi-las e até mesmo indicá-las aos amiguinhos virtuais, formando assim um "Clubinho Literário". A ideia é trocar experiências e formar multiplicadores da leitura.


Outro detalhe bacana é a participação dos pais que recebem via e-mail todas as historinhas que seus filhos criam. Para não perder nada do desenvolvimentos dos pequenos!

Por Larissa Alvarez

Comente