Higiene infantil - a educação começa agora

Higieneinfantil

Foto: Mike Kemp/Tetra Images/Corbis

A educação sobre higiene infantil é necessária para que a criança seja condicionada a uma rotina de disciplina e organização, até que ela possa estar apta a cuidar das tarefas sozinhas e de forma independente. Por isso é imprescindível a intervenção dos pais nos horários da escola, atividades extracurriculares, inclusive para tomar banho, comer, escovar os dentes e dormir.

Pode parecer chato fazer tudo igual, todos os dias e no mesmo horário, mas essa rotina faz bem para o desenvolvimento dos pequenos, garante especialistas. Em relação à higiene pessoal, os pais devem criar hábitos como lavar as mãos antes de sentar à mesa, escovar os dentes antes de dormir e usar o fio dental. Com o tempo, eles vão se acostumar a essas atividades e vão fazê-las sem pensar.

Ser responsável pela própria higiene é um passo importante na vida da criança para a conquista da independência, e é algo que não acontece da noite para o dia. É o que afirma a doutora em psicologia e professora da PUC/SP, Fernanda Gouveia Paulino. Segundo ela, os pequenos precisam entender a importância de realizar determinada ação e avaliar as consequências das escolhas.

"Para atingir o sucesso em uma atividade, é fundamental que a autonomia seja estimulada também em outras", complementa a psicóloga. Depois de aprender algo, a tendência é que os pequenos queiram fazer tudo sozinhos, pois ficam satisfeitos com o próprio progresso.

Vale destacar que não há uma idade certa da criança começar sozinha a cuidar da própria higiene pessoal. Para aprender, os pequenos precisam de exemplos e repetição, por isso os pais podem e devem auxiliar e completar o serviço caso a criança não consiga pentear o cabelo ou escovar os dentes.

O que a criança deve aprender sobre higiene pessoal:

  • Escovar os dentes
  • Os pais devem explicar a maneira correta de fazê-lo, como escovar a língua e de que forma usar o fio dental. Nos primeiros dias, é bom ficar de olho para ver se seu filho faz certo. Depois, deixe-o fazer sozinho, mas fiscalize, veja se está bem feito. Com o tempo ele entenderá que poderá fazer totalmente sozinho.
  • Lavar as mãos
  • Até os quatro anos, os pais devem levar a criança para lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro e quando chegar da rua. Depois dessa idade, podem apenas reforçar o recado, mas deixando que o façam. Lembre-se de ensinar cada passo - água, sabão, enxágua e enxuga.
  • Pentear os cabelos
  • Para os meninos, essa tarefa é mais fácil; as meninas precisam de mais atenção, até pelo, menos sete ou oito anos de idade para lavá-los e penteá-los. O importante é ensinar desde cedo a pentear o cabelo ao acordar e depois do banho.
  • Tomar banho
  • É preciso que a criança tenha uma hora marcada para tomar o banho e ter seus próprios utensílios, como sabonetes, xampu, condicionador e toalhas, que devem estar sempre ao alcance quando estão aprendendo a tomar banho sozinhas. Os pais devem mostrar a maneira certa de lavar as partes íntimas, os pés e todo o corpo. Elas precisam de auxílio até uns seis anos, quando podem exercer essa atividade totalmente sozinhas.

    Por Natália Farah

    Comente