Garota de 9 anos é musa fitness no Instagram

Em perfil menina compartilha rotina de treinos na academia
menina musa fitness

foto reprodução: Instagram/@annaclaramansur_fitness

O assunto nas rodinhas das mães atualmente é Anna Clara Mansur, uma garotinha de 9 anos que está fazendo barulho no Instagram por ser considerada a nova musa fitness das redes sociais.

A menina, que é filha de personal trainer, posta sua rotina na academia e fala de alimentação saudável. O comportamento gerou muita repercussão, até porque Anna já tem mais de 15 mil seguidores e muita gente aprova e estimula a sua determinação nos treinos.

Mas calma lá! Será que não estão exagerando? Em defesa da menina a mãe publicou uma nota afirmando que os exercícios que ela pratica são específicos para a sua idade além de serem supervisionados pelo pai que é profissional. Disse ainda que a filha treina por sua própria vontade e possui uma rotina normal como a de qualquer criança da sua idade.

Mas o que muita gente questiona é a exposição na qual os pais submeteram a filha. Com e-mail para contato (comercial, talvez), o perfil no Instagram que antes era aberto para que todos pudessem ver as fotos e vídeos, agora está privado – requer solicitação para que seja visto – após toda a polêmica.

Por mais  que os pais declarem que ela não levante pesos, qualquer exercício deve ser autorizado antes de mais nada pelo pediatra. Afinal, como saber até que ponto isso pode sobrecarregar a coluna ou interferir no crescimento da criança, por exemplo?

E mais dois pontos importantes. É claro que as crianças devem se exercitar, praticar atividades físicas, mas tudo na base da brincadeira, sem ter que servir de exemplo. A cabeça da criança também está em fase de desenvolvimento e um mau direcionamento das práticas que ela exerce hoje podem se tornar na cabeça dela uma obrigação ou uma responsabilidade para que consiga a admiração dos adultos. Já parou pra pensar nisso?


E segundo: o exemplo que os pais dessa menina estão compartilhando para as outras pessoas, nem sempre é benéfico; por mais que ela siga uma rotina supervisionada, outros pais podem ver a menina como referência para impor esse estilo a seus filhos – e de maneira totalmente equivocada. É preciso tomar esse alerta!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: fitness internet redes sociais