Fique atenta com o peso das mochilas escolares

mochila escolar

Cadernos, livros, canetas! Haja material escolar para a criançada carregar na mochila. Antes de deixar o seu filho na escola dê uma olhada e veja quanto ele está carregando. O máximo deve ser de 10% do seu peso corporal.

A fisioterapeuta Sandra de Farias alerta que o excesso de peso nos discos intervertebrais reduz o espaço entre as vértebras, comprimi as raízes nervosas, o que pode contribuir para o aparecimento da hérnia de disco.

Ela também avisa sobre a forma de carregar a mochila. “Deve ser sempre distribuída nos dois ombros e não de um só lado. No caso daquelas que têm rodinhas é importante escolher uma peça com puxador adequado para a altura da criança e orientá-la a alternar o braço que puxa, para evitar risco de escoliose e outros prejuízos à coluna”, aconselha.

Também é importante prestar atenção na hora de comprar a mochila. “Escolha aquelas com amortecedores para a região dorsal e cinto, para mantê-las bem junto ao corpo”, orienta. Ela também recomenda alças acolchoadas, pois ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros. É bom evitar aquelas com muitos detalhes - como bolsos e enfeites - porque eles aumentam o peso final.

Por Juliana Lopes

Comente