Filhos crescidos, menos trabalho?

Sempre me perguntam se, quando os filhos crescem, ficam maiorzinhos, é mais fácil conciliar a vida de equilibrista. Não sei se minha resposta tem sido animadora, mas garanto que ela é bem realista. A resposta é não!

Não tenham essa esperança. Claro que o cansaço físico pode diminuir, não precisamos chegar em casa e ficar agachadas empurrando carrinho ou dando a mão para a filhota dar seus primeiros passos. Mas o cansaço que diminui limita-se ao físico porque nossa cabeça, cada vez mais, fica ocupada com nossos filhos maiorzinhos. Os motivos podem ser vários: o mau desempenho escolar, o exagero no uso da internet quando estamos fora trabalhando, o sofrimento deles com uma namoradinha nova, as dificuldades de relacionamento com amigos na escola, etc. A lista é infinita.

Ou seja, não vamos nos iludir achando que a vida ficará mais fácil quando os filhos crescerem. Não adie planos em função disso. Mas, para vocês não acharem que estou vendo só o lado ruim das coisas, aí vai um consolo. Todas as fases de nossos filhos são maravilhosas. Sinto que aprendo muito com os meus dois filhos, uma menina de 15 e um garoto de 12. Todos os dias, desde que eles nasceram, pequeninhos ou grandões, eles sempre me darão esse aprendizado de presente. Concordam?

Leia também - Adolescentes - Como lidar com eles?

Cecília Russo Troiano é psicóloga, sócia-diretora da Troiano Consultoria de Marca e autora do livro “Vida de Equilibrista”. Casada e mãe de 2 filhos, ela afirma que é mãe equilibrista, vive sua vida tentando equilibrar “pratinhos”.

Email - cecilia@troiano.com.br

Venda do seu livro pelo site www.vidadeequilibrista.com.br

Comente

Assuntos relacionados: filhos trabalho cecília troiano