Festinhas só para meninas

Festinhas só para meninas

Foto Divulgação

Aqueles dotados de criatividades sempre dão um jeitinho de surpreender, mesmo quando a gente acha que nada mais pode ser inventado. Você já viu uma loja feita para atender somente meninas? É muito provável que sim. Porém, a "Tiny Tea", de São Paulo, resolveu ir além e disponibilizar, além das roupas e acessórios, um serviço especial para as pequenas: festinhas de aniversário exclusivas.

Tudo começou há mais ou menos cinco anos, quando a estilista Lia Eva estava desinteressada pelo mercado adulto feminino. Ela percebeu que já existia uma boa quantidade de empresas com foco em crianças. As automobilísticas, por exemplo, tentam agradar os pequenos com artigos como DVDs e bandejas no banco traseiro. Há também SPA e buffets especiais para o público infantil.

No entanto, nem tudo estava perdido. A formação de estilista fez Lia observar um comportamento interessante das meninas em geral: elas são muito ligadas à moda, sempre querem escolher o que vão vestir, mesmo as menores. "Então surgiu a ideia de montar uma loja do tamanho delas, como um laboratório de diversão para elas!", conta a empresária. "Contudo, o ponto-chave era montar uma loja com caráter mais cultural do que comercial e a melhor forma de passar isto para elas foi montando oficinas relacionadas à moda, onde elas aprenderão sobre o tema de forma lúdica e divertida", completa.

O resultado disso foi o espaço, que não é apenas uma loja nem apenas sala para aulinhas especiais ou buffet infantil, mas um local estilizado, com a cara das meninas. Ali, são vendidos itens diversos para as pequenas de dois a 14 anos. Mas mais do que comprar, é possível aprender e comemorar o aniversário ao mesmo tempo. As festinhas podem ser realizadas em qualquer dia da semana e dois horários são sugeridos: das 11 às 13h ou das 18 às 21h. Mas os pais podem escolher outros períodos, desde que estejam disponíveis. Ah, e os eventos duram sempre três horas.

[galeria]

A grande sacada são os temas das comemorações. As meninas mais novinhas podem se deliciar num chá com bonecas ou bichos de pelúcia com direito a comida de verdade ou ainda participar da Oficina de Bolachas e decorar biscoitos com material comestível.

Para aquelas um pouco mais velhas, a partir de seis anos, tem o ateliê de bolsinhas, em que as elas ouvem a história de uma bolsa famosa (Chanel 2.55, Lady Dior ou Kelly Hermés) e depois estilizam uma bolsa.

As pequenas que tiverem nove anos ou mais têm a opção de se divertir no Workshop de Estilo - elas vão ouvir a história de um estilista (Coco Chanel, Christian Dior, Yves Saint Laurent) e depois customizar uma camiseta com o croqui inspirado no personagem. As mocinhas de 10 anos podem ainda escolher o Mini Fashion Day, em que vão fazer uma roupinha de Barbie inspirada numa coleção.

A festa comporta de 10 a 22 meninas, e é sim exclusiva para elas. O motivo para isso é psicológico, como explica Lia. "Percebemos que elas ficam mais tranquilas e seguras sem a presença de adultos (pais ou babás). Elas sentem-se com mais autonomia e responsabilidade". Porém os pais e irmãos podem - e devem - cantar os parabéns na hora certa. Afinal, eles são da família, estão comemorando junto com a aniversariante.

Com tantas pequenas juntas, claro que acontecem alguns imprevistos. "Quando fazemos o Workshop da Bolsa da Coco Chanel, elas chegam curiosíssimas para saber da bolsa. Mas, quando começamos a contar a história da vida da estilista, as meninas ficam fazendo várias perguntas do porque ela era órfã e demora muito mais para eu chegar ao ponto da história da criação da bolsa", conta a empresária.

Comentários divertidos são a cara das crianças, não é? E elas costumam ser bem sinceras, como foi uma convidada de um aniversário. "Caso a mãe da aniversariante autorize, nós fechamos a cortina entre a Loja e o Espaço da oficina. Elas realmente ficam mais livres. Em uma destas vezes, ao fechar as cortinas, uma garota de seis anos disse: ‘Oba! É VIP’", lembra Lia.


As comemorações só para as garotinhas variam de preço de acordo com a oficina escolhida, mas custam em média R$ 3000. A "Tiny Tea" fica no bairro Itaim Bibi, em São Paulo.

Por Priscilla Nery (MBPress)

Comente