Festa infantil mais saudável

[img=1]

Brigadeiro, bala de coco, refrigerante, coxinha, bolinha de queijo, bolo com recheio e coberturas açucaradas. Essas guloseimas geralmente são as mais esperadas pelos convidados de uma festa de aniversário infantil.

Segundo o nutricionista funcional e clínico Dr. Fábio Bicalho, certos alimentos colaboram para deixar as comidas das festas infantis mais calóricas. "Entre eles estão leite integral, leite condensado, chocolate, frituras, refrigerantes, farinha branca, manteiga, margarina, açúcar simples e achocolatados ricos em gordura saturada", cita.

O especialista defende que o mais importante na hora de preparar um menu especial para as crianças é fazer substituições inteligentes e que podem melhorar o paladar. "É necessário ficar alerta sobre a qualidade nutricional. Nem sempre a caloria é o mais importante", alerta. Portanto, para qualificar as receitas sem comprometer o sabor, o especialista dá as dicas:

"Use chocolate sem adição de açúcar simples e opte por preparações com cacau em pó. Coloque canola no lugar da manteiga ou margarina em preparações e dê preferência ao queijo branco e à farinha integral para fazer os salgados", diz.

O bolo também pode ficar menos calórico: "Use canola e diminua a adição de açúcar e dê preferência ao leite desnatado, cacau em pó, achocatados sem adição de gordura saturada", diz o nutricionista. No recheio, utilize frutas ou geleias naturais.

Como bebida, Dr. Fábio indica os sucos naturais ou polpa de fruta. "Suco de tuttifruti é bem-vindo, pois não precisa de açúcar e é saboroso. Muito melhor que refrigerantes, refrescos ou sucos prontos", afirma. "Em temperaturas amenas o picolé de frutas é bem-vindo, bem como gelatina sem cor com adição de suco e frutas picadas."

Cupcake de frutas sem açúcar - Receita de Cyber Diet

Ingredientes

1 1/2 xícara de ameixas

1 1/2 xícara de uva passa

1 xícara de água

1 1/2 xícara de margarina sem sal

2 ovos

1 colher de chá essência de baunilha

1/2 xícara de nozes picadas

1 xícara farinha de trigo

1 colher de chá bicarbonato de sódio

1/4 colher de chá sal

Modo de Preparo

Corte as tâmaras e ameixas em pedaços pequenos. Cozinhe as ameixas, tâmaras, uva passa em água fervente por 5 minutos. Acrescente margarina sem sal. Misture e reserve ate resfriar. Pré aqueça o forno a 180 graus. Misture os ovos, baunilha e nozes. Acrescentar a mistura de frutas. Acrescentar farinha de trigo, bicarbonato de sódio, o sal e junte as frutas. Coloque na forma de cupcake e asse por 25-30 minutos. Decore com a cobertura de sua preferência.

Mini Bombas de Banana Light - Receita de Cyber Diet

Ingredientes

Massa

125 ml de água

125 ml de leite desnatado

80 g de margarina light

1 g de sal

1 g de adoçante

110 g farinha de trigo especial

2 ovos

Recheio

1 pacote de massa pronta para mini bombas

6 bananas nanicas

1 xícara (chá) de suco de laranja

1 colher (chá) de canela em pó

adoçante em pó a gosto

Cobertura

2 colheres (sopa) de suco de laranja

1 xícara (chá) de adoçante em pó

2 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja

Modo de Preparo

Para a massa

Ferver o leite, a água, a margarina, o adoçante e o sal. Acrescentar a farinha de trigo de uma só vez, mexer bem e cozinhar por alguns minutos até que a mistura se desprenda do fundo da panela. Adicione um ovo de cada vez e mexa bastante. Faça bolinhas e asse em forno médio por cerca de 30 minutos.

Para o recheio

Coloque as bananas em uma panela com o suco de laranja e o adoçante e cozinhe por 25 minutos em fogo alto, mexendo quando necessário. Retire do fogo, transfira para um prato. Deixe esfriar.

Para a cobertura

Coloque na panela: o suco de laranja, o adoçante e as raspas de laranja. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, até obter uma calda.

Abra a massa ao meio com uma faca e coloque o recheio de banana. Cubra com a calda e sirva.

Beijinho - Receita de Cyber Diet

Ingredientes

1 lata de leite condensado light

1 colher (sopa) de margarina light

100g de coco ralado


Modo de Preparo

Cozinhe o leite condensado, a margarina, mexendo sem parar com uma colher no fogo brando por 4 a 5 minutos após levantar fervura. Retire do fogo, misture o coco, e coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Faça bolinhas, passe-as pelo açúcar cristal e coloque-as, nas forminhas de papel.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente