Estudo revela que 80% das crianças consomem açúcar em excesso

Estudo revela que 80 das crianças consomem açúcar

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Pesquisa divulgada pelo IBGE no 8º Fórum Nacional de Alimentação Escolar, aponta que 80% das crianças brasileiras com idade entre 10 e 13 anos consomem açúcar acima do nível recomendado pelos nutricionistas, enquanto que 89% ingerem gordura além dos padrões considerados saudáveis.

Por outro lado, a ingestão de fibras é 82% abaixo do recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados foram divulgados pelo pesquisador Edilson Nascimento Silva, do IBGE, em palestra proferida no Fórum Nacional de Alimentação Escolar, em maio, em São Paulo.

De acordo com análise de nutricionistas que participaram do evento, os dados divulgados pelo representante do IBGE explicam o aumento verificado na obesidade da população brasileira, especialmente entre crianças e jovens.

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o excesso de peso entre meninos de 5 a 9 anos saltou de 10,9%, em 1974, para 34,8%, em 2009. Entre as meninas da mesma faixa etária, o sobrepeso subiu de 8,6%, em 1974, para 32% agora em 2009.

"Estamos assistindo a uma verdadeira epidemia de obesidade e de sobrepeso", comenta a nutricionista Joana D´Arc Mura, coordenadora do Comitê Científico do Fórum Nacional de Alimentação Escolar.

O açúcar refinado é o resultante de um processo químico que retira da garapa e do açúcar mascavo da cana a sacarose branca e adiciona produtos químicos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes sintéticos que em muitos casos podem agir como cancerígenos.

O consumo excessivo pode provocar doenças como infecções, cáries, osteoporose, arteriosclerose, baixa imunidade, periodontites, e até o câncer. Os pais devem estar atentos, pois o consumo excessivo de açúcar pelos filhos pode causar obesidade, cáries, aumento de glicemia e triglicérides.


Já os principais problemas de saúde relacionados ao consumo excessivo de gordura são doenças cardiovasculares, aumento de pressão arterial, câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade em adultos, entre outros.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: filhos saúde gordura açúcar pais triglicérides