Estimule a autonomia dos filhos

Estimule a autonomia dos filhos

Assistir ao crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos é uma delícia. Mas muitos pais não percebem que devem ser parceiros deste processo e acabam dificultando o desenvolvimento dos pequenos.

A terapeuta infantil Daniella Faria explica que os pais devem deixar os filhos crescerem. Isso significa que a cada dia a criança caminha rumo a sua autonomia, com relação ao seu próprio corpo, emocionalmente, moralmente e espiritualmente e os pais devem ser veículo desta caminhada. Por exemplo, a criança que não conseguia nem se vestir sozinha, hoje já se troca, escolhe sua roupa, diz o que pensa, os corrigem quando erram, fala de suas emoções com propriedade, busca seu contorno e vive esta experiência.

O problema aparece quando os pais ficam perdidos entre as fases dos filhos. "Quando percebemos estamos dando comida na boca de uma menina de sete anos, esfregando um garotão de oito anos no banho, amarrando os sapatos eternamente, ignorando suas falas e suas novas necessidades, dentre outras muitas coisas". Daniella alerta que os pais "ficam parados no tempo, provavelmente nos bebês, e com isso, em vez de caminhar juntos viram freio de mão puxado no crescimento natural dos filhos. Para a criança este freio é um grande obstáculo e uma contradição no seu dia a dia".

A terapeuta destaca que isso acontece porque os mantendo dependentes os pais têm maior sensação de segurança, mas na verdade estão contribuindo para a grande insegurança da pessoa em formação, o que é demonstrado claramente por algumas crianças. Elas falam como bebês em casa e são lideres ativos na escola. Outras conseguem superar grandes desafios, tais como dormir na escola, ir a um acampamento, arrumar sua cama e suas roupas.


Daniella destaque que é muito importante que os pais percebam que estão fazendo o errado. "Ensinar, auxiliar em vez de fazer por eles passa a ser mais fácil. Vê-los crescer e aprender gera alegria e satisfação. Com todos os envolvidos livres, cada passo pode ser dado naturalmente e sendo assim, a ampla educação e a autonomia perante a vida, acontece".

Comente