Esporte para crianças

Esporte para crianças

Qual será a idade ideal de iniciar nossos filhos nas práticas esportivas? Sempre ficamos em dúvida se colocamos desde bem pequenos, só com seis anos, ou só quando eles pedirem...

Na minha opinião, coloquei meus dois filhos na natação para bebês desde os seis meses, não só pela prática esportiva na época, mas pelo vínculo e pelo momento dedicado a nós dois nas aulas. Entre os dois e os cinco anos, acredito que o esporte possa ser suprido nas atividades extras da escola, se assim ela oferecer, seja futebol para os meninos, balé para as meninas, ou qualquer movimento como capoeira, patinação, yoga, desde que a criança demonstre interesse em participar.

A partir dos seis anos, é importante que a criança ajude a escolher se irá continuar no esporte já praticado, se existe algum outro interesse, pois nessa idade aumenta o leque de opções, desde que seja estabelecido um tempo mínimo de permanência, de pelo menos um ano, tempo suficiente, nessa idade, para que a criança e o professor colham os benefícios daquele esporte, o que será crucial para que se decida a continuidade ou não no ano seguinte.


Deixar que a criança dessa idade em diante entre em todo tipo de atividade, desista, não leve a sério e troque facilmente por outra, seja por modismo ou porque um coleguinha está na outra atividade, não ajudará a criar o senso de responsabilidade e compromisso com suas obrigações.

Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.

Comente