Escolhendo a escola das crianças

Escolhendo a escola das crianças

Escolher a escola dos filhos é uma das tarefas mais importantes e delicadas para os pais. Afinal de contas, tudo o que queremos para os nossos filhos deve ser considerado na hora de escolher entre as muitas opções.

A especialista em educação e coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, Dra. Ecleide Furlanetto, explica que é importante analisar as escolas como um todo e não somente a preparação acadêmica.

"O primeiro passo para realizar essa escolha é refletir sobre o papel da escola na educação dos filhos. Deve-se questionar se uma instituição de ensino deve transmitir somente conteúdos e preparar para vestibulares, ou também possibilitar reflexões sobre valores, questões sociais, favorecer relacionamentos e etc", diz a especialista.

Segundo Ecleide, o segundo passo é pesquisar muito. Olhe sites na internet e revistas especializadas, não esqueça de conversar com amigos da área da educação e pais que tenham seus filhos na instituição em questão. Essas consultas possibilitam analisar alguns critérios que merecem ser levados em consideração, como a proposta pedagógica, localização, tamanho da escola, corpo docente e corpo discente.

Ecleide explica que é importante também conversar com os coordenadores, eles são quem comandam a escola. Depois disso, vá até a escola quantas vezes forem necessária e conheça o funcionamento. "Os pais precisam se sentir bem na escola que pretendem escolher para seus filhos e isso, às vezes, depende de detalhes como limpeza, tipo de materiais disponíveis, a maneira como os funcionários abordam as crianças. Essas e outras informações, aparentemente sem importância, permitem que os pais percebam se essa escola comunga dos mesmos valores que eles".

Projeto Pedagógico

Você sabe o que é um projeto pedagógico? Ecleide explica que toda escola possui um. O projeto pedagógico nada mais é do que um documento que explicita a visão de sociedade e de pessoa que a instituição pretende promover, por isso se torna importante na hora da avaliação da escola. Ele responde questões como:


Para que ensinar? O que deixa claro quais os princípios educacionais assumidos pela escola.

O que ensinar? Essa questão diz respeito às disciplinas e aos conteúdos que uma escola privilegia.

Como ensinar? Responder a essa pergunta possibilita esclarecer a concepção de ensino e aprendizagem que a escola assume.

Quando ensinar? A resposta dessa questão oferece a compreensão que a escola tem do processo de desenvolvimento de seus alunos e como distribui os conteúdos.

Como avaliar? Como a escola acompanha não só o processo de aprendizagem de seus alunos, mas também o trabalho que desenvolve.

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças educação escola escolha