Entenda a causa do movimento #poenorotulo

poenorotulo vamos apoiar

Foto - Solange Couto.

É a hashtag do momento: #poenorotulo! Mas afinal, o que esse pessoal está querendo com isso? Simples! Esse movimento, que começou nas redes sociais, visa a criação de leis que obriguem os fabricantes da indústria alimentícia e especificar com clareza no rótulo todos os ingredientes usados nos alimentos.

Não são apenas as mães mais preocupadas com a alimentação e bem-estar dos filhos que estão engajadas nas causas do #poenorotulo. Esse movimento surgiu da iniciativa de famílias que já passaram situações preocupantes por causa de rótulos mal específicados e também da dificuldade em encontrar produtos liberados para quem tem alergia a alguns alimentos (ovos, leite e glúten são os mais comuns).

Segundo estudos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mais de um terço das reações alérgicas acontecem por interpretação errada do rótulo. E o movimento pretende bater de frente com esses dados.

É claro que o #poenorotulo é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que obriga a indústria alimentícia a ser mais clara nos ingredientes, também incentiva a população a ler o rótulo dos alimentos antes de comprá-los. Você por acaso tem esse costume?

O movimento chamou tanta atenção que até famosos, como Fafá de Belem, Mateus Solano, Solange Couto e Tony Belotto já aderiram. E será que vai dar certo? Pode ser que sim e se você quiser, também pode colaborar. É só adotar a hashtag #poenorotulo quando for postar alguma coisa nas redes sociais!

Veja mais informações no Facebook (https://www.facebook.com/poenorotulo) e no Instagram:

@poenorotulo


Comente