Ensaio de modelo de 10 anos provoca polêmica

Críticas ao ensaio da modelo de 10 anos

Foto/Divulgação

É comum nos depararmos com fotos de crianças em editoriais infantis. A sobrinha de Gisele Bündchen, Duda Bündchen, tem feito sucesso no segmento e mostrou que pode ser tão boa quanto a tia. Mas recentemente, a Vogue Paris resolveu inovar - e chocar - divulgando um ensaio de uma criança de 10 anos em poses sensuais de modelo adulta.

O belo rosto clicado pela badalada revista de moda é Thylane Loubry Blondeau, uma francesinha que iniciou a carreira aos cinco anos de idade. A modelo é filha do jogador de futebol Patrick Blondeau e de Loubry Veronika, uma personalidade de televisão e ex-estilista de moda atual.

As fotos foram duramente criticadas. Segundo o jornal Daily News, as imagens são polêmicas e fomentam reflexões sobre a sexualidade precoce das meninas. Em entrevista a ABC, Paul Miller, professor associado de psicologia na Universidade Estadual do Arizona, fez um alerta, dizendo que uma criança pode ter a imagem e a autoestima afetadas quando estas não atendem à ‘imagem’ estabelecida pela indústria da moda.

Outra pessoa que se manifestou a respeito do ensaio foi Jenna Sauers, do site Jezebel. Para ela, as fotos são boas justamente porque chocam, uma vez que despertam nas pessoas a necessidade de discutir a relação das crianças com o consumo. Penny Nance, CEO da Concerned Women for America, disse ao jornal "The Daily Caller" que os pais da menina deveriam ser punidos por permitir que ela participasse um ensaio como esse. "Isto é claramente a exploração infantil e seus pais devem ser legalmente cobrados"


Preocupada com a imagem da filha e com as críticas, Veronika achou que a melhor forma de proteger a menina era deletando seu perfil no Facebook. O jornal Huffington Post divulgou a mensagem que a ex-estilista deixou na internet: "Oi, gente, eu sou a mãe de Thylane. Ela não sabe sobre a polêmica e quero protegê-la do fundo do meu coração. Ela é muito jovem. Por isso, estamos fechando nossas contas (no Facebook) por um tempo", declarou.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente