Educação é uma combinação de família e escola

Educação

Foto - Shutterstock

Um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que priorizar os vínculos entre famílias e é um comportamento que melhora o ambiente de aprendizado. Especialistas garantem que a proximidade entre os pais e a escola aumenta o desempenho e o rendimento do aluno.

A escola precisa receber os pais de portas abertas. Muitas mães já têm um relacionamento intenso com a escola de seu filho,mas o engajamento só é 100% quando a escola mostra o que espera deles e propicia formas de interação. Algumas instituições de educação criam oportunidades para que essa parceria seja cada vez mais agradável para a criança.

Educação não se aprende só com escola

A escola deve propor momentos de contato entre pais e professores para que esse relacionamento com a criança seja contínuo. Os educadores devem estar sempre atentos quanto ao desempenho do seu filho, nunca deixando a responsabilidade pela educação completamente na mão da escola.

"Estamos sempre atentos, convocando os pais para tomarem ciência e ficar a par das atitudes de seus filhos na escola, ajudando-os a acompanhar suas atividades diárias, enfrentando os desafios que aparecem tanto na sala de aula como em casa", explica Vera Cassandro, coordenadora pedagógica do ensino fundamental II do Colégio Mary Ward.

Acompanhar a vida escolar dos filhos e perceber os benefícios no desenvolvimento do aluno é gratificante para pais e educadores. "Já tivemos experiência de mudanças no avanço da criança depois de perceber que os pais estavam presentes", diz Paula Neves Fava Bon, orientadora educacional do Colégio Pio XII.

É preciso entender de uma vez que a nota é apenas a consequência de um processo maior. De fato, nada ocorre se a criança em questão não tiver empenho e vontade, mas com a família por perto para estimulá-la e dar suporte, tudo fica mais agradável.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: filhos educação pais desempenho escola