Dúvidas sobre os dentes das crianças

Dúvidas sobre os dentes das crianças

Os cuidados com os dentinhos das crianças são sempre motivo de dúvidas para os pais. Então para tentar solucionar algumas dessas questões, o Vila Filhos conversou com o Dr. André Felipe Abrão, ortodontista da Clínica Genesis. Confira:

Nascimento dos dentinhos

Os primeiros dentinhos começam a aparecer quando as crianças têm seis meses de vida. Já os dentes permanentes chegam lá pelos seis anos, quando começam a troca, que segue até no máximo 13 ou 14 anos, exceto o dente do siso.

Como cuidar dos dentes das crianças pequenas

A primeira dica dada por André diz respeito a alimentação: evite o açúcar. "Não dê mamadeiras adoçadas ou refrigerantes para as crianças, isso prejudica os dentes".

Para fazer a higiene bucal o procedimento é simples. Quando os dentes estão começando a nascer use gaze para limpá-los, quando já tiver mais dentinhos e maiores é necessário começar a usar escova de dente no tamanho infantil.

Pasta de dente

Quando a criança já tiver vários dentinhos é necessário usar creme dental, nesse caso o dentista alerta que é preciso escolher uma que não tenha flúor. As pastas infantis podem sim serem usadas. "Vale lembrar que o fio dental deve ser usado desde cedo também, a escova não alcança todos os cantinhos".

Aparelho

A idade média para o diagnóstico da necessidade do uso de aparelho é de seis anos. Mas Abrão explica que normalmente o odontopediatra indica a criança para um ortodontista, por isso é importante que a criança tenha desde cedo um acompanhamento assim quando, e se for necessário, o dentista pode saber a hora certa de indicar o tratamento com o uso de aparelho.


Visita ao dentista

O dentista explica que é necessário que desde cedo a mãe leve a criança a um odontopediatra para consultas de rotina. "Não é bom esperar que a criança sinta dores ou algum problema para aí sim ir ao dentista. É melhor que ela já esteja familiarizada para evitar ter medo e também problemas maiores".

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças dentista dentes dente de leite