Dicas para se sair bem na prova do Enem

O exame acontece neste fim de semana em todo o país
enem-dicas

Foto - Shutterstock

O famoso Exame Nacional de Educação , o Enem, vai acontecer neste fim de semana e ser a primeira etapa para milhares de estudantes conseguirem traçar seu futuro profissional.

São 10 horas para responder a 180 questões e elaborar uma redação. Tudo isso dividido em dois dias. Uma verdadeira maratona.

É preciso muita concentração e equilíbrio emocional para conseguir bons resultados. A professora de língua portuguesa e redação Rute Possebom, do Colégio Santa Amália - SP, oferece algumas dicas para esta reta final.

A redação é responsável por boa parte da composição da nota. A prova é extensa, por isso uma boa dica é iniciar pela preparação do texto. “Assim, no fim da prova, após responder a todas as questões, o estudante tem um tempo para a revisão. Outra orientação é ser objetivo, coeso, coerente e estar atento à ortografia. A leitura dos textos de apoio é fundamental para esclarecer a proposta da redação”, afirma a professora.

Para as 180 questões é preciso ler o enunciado da pergunta e as alternativas com atenção. “Muitas vezes uma informação, importante, passa despercebida na leitura rápida”, reforça Rute. Para a professora, estar com o estudo em dia vai ajudar bastante no bom desempenho. “Infelizmente, alguns estudantes deixam para estudar na véspera da prova – o que considero um erro. É preciso confiar em si e em tudo que aprendeu ao longo da vida estudantil.”

Rute também ressalta o papel dos pais. “Os pais tem papel importante nesse momento. Estar presente, e dar apoio, principalmente emocional, garante ao jovem mais segurança para enfrentar esse desafio.”

No dia da prova, o ideal é que o estudante faça uma refeição saudável e equilibrada, e se dirija até o local da prova com antecedência.

“Essa é uma etapa importante na vida dos jovens. Enfrentar esse desafio encerra mais um ciclo, dos muitos que ainda estão por vir”, conclui a professora.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: enem prova faculdade