Dicas para garantir uma vida saudável para seu filho

saúdefilhosalimentação

Foto - Shutterstock

Uma das maiores preocupações dos pais e mães é garantir uma vida saudável para seu filho. A tarefa porém, pode ser uma missão complicada principalmente para os pais que passam pouco tempo em casa.

Pequenas mudanças na rotina e dicas que utilizam apenas alguns minutos diários podem ser um ótimo exercício para ajudar os filhos a levarem uma vida mais equilibrada.

Para ajudar nesta missão, confira algumas sugestões práticas:

Quanto mais colorido melhor Envolver os filhos durante as compras na feira ou no supermercado é uma tática que quase sempre funciona. Convide-os para escolher as verduras e legumes. Explique aqueles alimentos são importantes para que eles fiquem mais fortes. Vale lembrá-los também que o que está no prato foi escolhido por eles no supermercado.

Criar uma rotina faz bem

Estabelecer uma rotina para as crianças - independentemente da idade - é fundamental, pois traz segurança, impõe limites e faz com que a criança crie aos poucos responsabilidade, como escovar os dentes após as refeições ou guardar a mochila ou os sapatos no armário após chegar da escola.

Atividade física para gastar energia

Atividades extracurriculares estão cada vez mais ganhando espaço entre as crianças que precisam gastar energia. Natação, aulas de ballet e futebol são as atividades mais procuradas. Os exercícios físicos são recomendados também para ajudar no controle do peso dos pequenos e evitar o sedentarismo, diminuindo o tempo que a criança passa em frente a TV ou computador.

Dormindo com os anjos

O sono é fundamental na fase de crescimento. Coloque os filhos cedo na cama e garanta que eles durmam pelo menos oito horas por noite. Para as crianças mais ativas, o hábito de tomar chá morno antes de dormir pode ser um aliado. Camomila e erva doce são ótimas opções para uma noite de sono tranqüila.

Comente

Assuntos relacionados: filhos alimentação saudável