Dicas para fazer seu filho ajudar nas tarefas de casa

Dicas de como convencê-los de que é uma boa ajudar em casa
adolescentes-faxina

Foto - Shutterstock

Todo filho adolescente é um pouco rebelde e não tem a menor vontade de ajudar nas tarefas domésticas, seja para lavar louça, varrer o chão ou simplesmente arrumar a cama. 

Claro que para eles é mais interessante sair com os amigos ou jogar videogame e ficar no Facebook. Se está difícil de convencê-los a ajudá-la em casa, confira essas dicas que podem ser a sua salvação.

Dar recompensas

Liberar para ir a uma festa somente depois de arrumar o quarto, por exemplo, pode ser uma saída. Dar dinheiro em troca também pode funcionar - assim eles percebem que quanto mais ajudarem, mais poderão gastar o fruto de sua conquista com coisas que agradam a eles, como comprar um jogo novo ou sair para ir ao cinema com os amigos.

Estabelecer um calendário

Dividir as tarefas entre todos da casa pode ser uma alternativa também. Dar a chance dele escolher o que prefere fazer (lavar a louça, varrer o quarto, arrumar as roupas) também pode deixar o trabalho menos pesaroso.

Ter horários

Estabelecer horários para as tarefas também ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade e compromisso. Deixe-os escolher os horários, mas cobre com jeitinho se eles atrasarem.

Roupas fora do lugar

Por mais que seja desesperador, deixe as roupas onde estiverem. Essa pode ser uma oportunidade para ensiná-los a manter as coisas no lugar, afinal, se quiserem vestir algo que está no meio da bagunça eles descobrirão que deveriam ter colocado para lavar antes e provavelmente não repetirão o erro.

Por mais que façam birra ou que reclamem, não se sinta culpada: dar tarefas domésticas para os seu jovem pimpolho o ajudará a desenvolver disciplina e independência. Quando eles forem mais velhos e tiverem que se virar sozinhos com suas próprias casas não terão problemas.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: tarefas domésticas filhos