Dicas para alimentação saudável nas férias

Dicas para alimentação saudável da garotada nas fé

Férias escolares não precisam ser sinônimo de bagunça na alimentação das crianças. É verdade que diante da rotina desregrada, o acesso as guloseimas é mais fácil, mas cabe às mães criarem alternativas atraentes e saudáveis. A Mundo Verde traz dicas para para manter a alimentação saudável também nas férias. Confira:

- Tenhas frutas picadas e guardadas em potes ao alcance das crianças. Morangos, gomos de tangerina, uvas, kiwi agradam a criançada e são ricos em vitaminas antioxidantes.

- Não faça estoque de biscoitos e guloseimas em casa. Quanto maior for à oferta mais a criança comerá esse tipo de alimento. Prefira oferecer a cookies e rosquinhas integrais que são encontrados em diversos sabores, desde aveia e mel até cacau e frutas vermelhas.

- A granola é uma opção interessante de "belisco". Prefira oferecer a granola ao seu filho aos biscoitos do tipo chips. Se a vontade de comer um salgadinho for grande faça pipoca em casa. A pipoca tem bastante fibra, importante para manter o bom funcionamento do intestino dos pequenos.

- Prepare sua alimentação em casa, convide as crianças para participar da preparação do prato. Isto desperta o interesse pelos alimentos.

- Sanduíches naturais, acompanhados de suco são uma ótima pedida, além de fáceis de preparar. Prefira pão integral e recheie com alface, tomate, pasta de soja ou tahine, queijo branco e frango desfiado. Para incentivar que os pequenos comam vale cortar o sanduíche com cortadores de biscoito no formato de animais ou flores.

- Aproveite a folga das crianças e agende um piquenique. Leve frutas secas, salada de frutas, sanduichinhos integrais, sucos e chás gelados. Aproveite o contato com a natureza e converse com seu filho sobre a importância de preservar o meio ambiente.

- Os pais devem dar o exemplo, de nada adianta falar para o filho comer frutas e salada se esses alimentos não fazem parte do hábito dos pais.


- Não proíba, mas imponha limites. Escolha um dia para que as crianças possam escolher o cardápio, neste dia vale a pizza e até o hambúrguer.

- Incentive que a criança mantenha uma atividade física. Combine que além de computador e videogame ela deverá brincar de bola, pique ou andar de bicicleta.

Por Catharina Apolinário

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