Curso de música para bebês

Curso de música para bebês

A importância da música na nossa vida já é mais do que provada, inclusive quando somos bem pequenos. Exatamente para aproveitar os benefícios e incentivar o conhecimento de música desde cedo que a Universidade Federal de São Carlos tem um curso de música para bebês.

Uma das coordenadoras e professoras do projeto Maria Carolina Leme Joly conta que o projeto existe há pouco mais de 14 anos e sempre atendeu crianças a partir dos oito meses, mas agora eles resolveram montar a primeira turma com bebês de apenas três meses. "A gente já tinha a procura de pais que queriam levar os filhos menos e depois de aprofundamentos e estudos vimos que seria possível."

Carolina conta que o curso, que leva para crianças principalmente músicas do folclore brasileiro, tem como objetivo apresentar os ritmos para os pequenos. Além disso, as crianças devem ir às aulas acompanhadas do pai, mãe ou qualquer adulto com quem ela se sinta a vontade. "Ensinamos os pais a cantar, a fazerem brincadeiras com músicas. A idéia que eles repitam em casa para que seja feita uma relação entre os bebês e música."

O projeto já tem bastante tempo por isso muitos frutos já foram colhidos. A coordenadora conta que bebês que começaram no projeto foram em frente com o gosto pela música. "O projeto tem continuidade. Depois do projeto com os bebês, as crianças aprendem a tocar instrumentos e depois podem fazer parte da orquestra que temos na faculdade. Algumas das pessoas que começaram como bebês fizeram faculdade e tiraram bacharelado e licenciatura em música."

Depois da etapa de música folclórica, as crianças conhecem música clássica, música popular brasileira e de outros países. A partir dos três anos são iniciados trabalhos de coordenação motora, conceitos musicais e os primeiros instrumentos.

Estudos comprovam que existe uma relação forte entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações como autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração nas crianças.

No mês passado foi divulgada uma pesquisa da Universidade de Alberta no Canadá que sugere que os hospitais que tocam música para bebês prematuros ajudam no desenvolvimento destas crianças. A música pode acalmar os bebês e os pais, além de acelerar o ganho de peso e diminuir o tempo de permanência no hospital. Além disso, reduz a dor e estimula a alimentação oral.


O curso é aberto a quem quiser participar. O valor do curso é R$ 40. O contato dos interessados pode ser feito pelo e-mail labmusicalizacao@yahoo.com.br.

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças música escola curso