Cuide da saúde do seu filho na hora das brincadeiras

Cuide da saúde do seu filho na hora das brincadeir

Foto: reprodução/ Corbis

Como deixar seu filho brincar e ao mesmo tempo manter hábitos de higiene? A criança em fase de descobrir e de explorar o meio em que vive tem o direito de correr, pular... E nada mais saudável do que estimular isso. Porém, muitas infecções surgem pela higienização inadequada e é preciso ficar atenta a isso.

Depois que o seu filho brincar é importante ensiná-lo a manter alguns rituais simples para evitar riscos de contaminação. O principal deles é lavar as mãos com água e sabão regularmente para evitar a proliferação de bactérias e fungos. O ideal é lavar sempre antes das refeições e após utilizar o banheiro ou sempre que necessário.

Ensine o seu filho a lavar as mãos em casa e na escola também. A criança que traz os germes da escola pode contaminar toda a família. Alguns vírus sobrevivem mais de 48 horas em alguns locais tocados pela criança, como maçaneta, brinquedos, controle remoto, telefone etc.

A rotina deve incluir também uma boa limpeza no rosto e no corpo. Banho depois que terminar as brincadeiras é sempre recomendável. Utilize produtos antissépticos, que auxiliam na eliminação de germes e bactérias responsáveis por resfriados, gripes, diarreias, hepatites e alguns tipos de meningite.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: higiene pais e filhos brincar lavar mãos