Cuidados com a coluna antes e depois da balada

Jovens podem ter dores na coluna depois da balada

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Os jovens adoram uma festa e o embalo principal para esta juventude fica por conta de músicas agitadas que envolvem o corpo e a mente. Muitos deles são fãs das famosas baladas e festas "raves", que exigem muito do corpo, ocasionando dores na coluna.

Em contrapartida, o que a moçada esquece é que para aguentar esta intensa atividade, é importante adequar uma alimentação saudável, com a prática de exercícios físicos, além de não extrapolar na ingestão de bebidas alcoólicas.

Estes métodos preventivos são grandes aliados para quem deseja desfrutar da noite de maneira segura e saudável e acordar bem no dia seguinte Porém, segundo o cirurgião especialista em coluna, Dr. Alexandre Reis Elias, é preciso tomar cuidados com o nosso esqueleto vertebral, que é a sustentação que permite o pulo, os movimentos corporais, os quilômetros de caminhada e, consequentemente, estando ele com saúde, dá a possibilidade de aproveitar todo o passeio e a festa.

Durante as baladas, tanto pela empolgação dos jovens, como pela euforia do evento em si, muitos deles acabam ultrapassando os limites do seu próprio corpo, tendo como consequência as dores musculares. O cirurgião alerta que é necessário cautela com os excessos, que judiam da nossa coluna. "Alguns cuidados são fundamentais para evitar problemas depois da descontração e a prevenção começa com um alongamento antes das atividades intensas", aconselha.

A região lombar e a coluna também precisam de atenção. Segundo o cirurgião, o jovem, muitas vezes, sobrecarrega a coluna com mochilas pesadas, prejudicando e até lesionando as costas. "O ideal é levar apenas o necessário ou então guardar seus pertences, garantindo, assim, não carregar excesso de peso e sobrecarregar a coluna", indica.

Quem já tem problemas como lombalgia, a exigência com o cuidado é ainda maior, devendo evitar carregar peso em excesso. Em festas, os pés são peça principal para um bom desempenho, sendo necessário um maior conforto e atenção a eles. "Para as meninas, o uso do salto alto, pode ocasionar a lombalgia", avisa o cirurgião.


Por fim, para aproveitar de maneira saudável a festa, o médico reforça a importância de usar roupas leves e calçados confortáveis, sem esquecer-se de prestar atenção na postura e sempre ingerir bebidas, como sucos e águas, em grandes quantidades para manter o corpo hidratado. "Lembre-se de nunca ultrapassar o limite do seu corpo. A juventude deve ser aproveitada com diversão, mas sem sobrecarregar a mente e o físico", finaliza o especialista.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: jovens dores coluna festa balada