Cuidados ao viajar com as crianças

Cuidados ao viajar com as crianças

Foto: Tom Grill/Corbis

Viajar com as crianças requer vários cuidados. O principal refere-se à segurança. O cinto de segurança e cadeirinha, que devem ser colocados nos carros, podem reduzir em até 70% o risco de morte em casos de acidentes. Além disso, os pais que vão se hospedar em hotéis ou pousadas com filhos pequenos deve observar bem onde ficarão as crianças.

A conselheira da organização não-governamental Criança Segura, Luiza Batista, diz que os cuidados começam no carro. "A criança, independente se vai viajar ou se está na cidade, deve ir acomodada numa cadeirinha de segurança, desde que sai da maternidade, até estar pronta para usar o cinto se segurança", lembra.

Hotéis e pousadas também pedem cautela, pois criança é curiosa e dificilmente ficará presa no quarto, pois vai querer explorar o novo ambiente. É preciso observar se a varanda é adequada para a criança, sempre mantenha a porta trancada para a criança não acordar e sair e preste atenção ao tipo de berço utilizado, que deve ser bem fechadinho.

O cuidado deve ser ainda maior em hotéis com piscina ou à beira-mar. "Se tem praias, o cuidado deve ser redobrado, lembrando que o afogamento é a segunda causa de mortes de crianças no Brasil", afirma a conselheira. "Os pais devem ver também se tem salva-vidas.Vale lembrar que bóia não é colete salva-vidas, a bóia passa uma falsa segurança".

Confira outras dicas para garantir a diversão e o descanso durante a viagem:

Roteiro - Pense para que tipo de lugar você que ir de acordo com a idade das crianças. Prefira lugares que ofereçam diversão garantida, como parques, bons pontos turísticos, shoppings e galerias, etc. Dependendo da idade das crianças, evite lugares com a temperatura muito baixa. Verifique a necessidade de um guia turístico para determinado passeio.


Documentos - Crianças também precisam de documentos, principalmente para viajar. Se viajar para o Exterior, verifique o passaporte. Se a criança viajar desacompanhada, é necessária autorização judicial. Para isso, basta comparecer a um Juizado de Menores e solicitar.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: filhos crianças férias cuidados feriado viajar