Cuidado com fotos dos seus filhos na internet

privacidade

Cuidado dobrados com a privacidade das fotos dos seus filhos postadas em redes sociais. Foto: © November/Corbis

Todo mundo adora tirar centenas de milhares de fotos dos filhos, isso é perfeitamente normal, queremos guardar cada momento, cada sensação boa. O único problema é quando resolvemos postar isso nas redes sociais. É necessário ter muito cuidado com o que se posta e ficar atenta à privacidade dessas fotos.

Podemos estar expondo as crianças mais do que deveríamos e isso coloca a nós e nossos filhos em risco de sofrer bullying, sequestro e tantas outras tragédias que podem ser evitadas. Antes de postar pense em quem verá essas fotos que são compartilhadas em questão de segundos para qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.

Não tinha pensado nisso? Pois pense já e corra para seu computador para verificar tudo isso. Não poste jamais fotos das crianças nuas ou com uniformes da escola em que estudam. Há redes de pedofilia que realizam verdadeiro leilão com fotos assim, e fotos de uniforme, são uma identificação certeira para criminosos e sequestradores.

Nada de postar fotos "públicas"; crie grupos dentro do Facebook, Twitter e redes como o WhatsApp com pessoas confiáveis, e então poste para que somente elas vejam. Não poste fotos que não quer ver daqui há alguns anos sendo usadas de forma totalmente ilegal e sem autorização.

Desabilite o GPS do celular, não mostre o local onde tira as fotos das crianças, isso pode abrir informações que não precisam ser de domínio público. Caso não tenha certeza, verifique no manual do celular, ou simplesmente não poste em redes sociais. Não se esqueça que uma vez postada a foto, ela nunca é totalmente apagada. Alguém pode salvar em segundos.

Não publique fotos de filhos de amigos, sempre peça autorização deles antes, ninguém é obrigado a gostar de se expor. Outra coisa importante: os seus filhos crescerão e podem não gostar do que você anda postando hoje, pense no futuro deles. Eles têm direito a esse carinho.

Quer mostrar fotos? Chame os amigos em casa e faça uma exposição divertida, sempre tomando cuidado com a sua privacidade e a de suas crianças.


Por Giseli Miliozi

Comente

Assuntos relacionados: filhos fotos redes sociais privacidade