Cuidado com a segurança das crianças na cozinha

Segurança das crianças na cozinha

Toda criança é curiosa, coloca o dedinho onde não deve, parece procurar mexer onde não deve. E quando ela ainda não tem senso para discernir o que é de brinquedo e o que é perigoso, os pais devem intervir de formas práticas para prevenir que seus pequenos possam se machucar.

Embora toda casa tenha lá seus artefatos perigosos, o local mais oportuno para acidentes é a cozinha. Facas, garfos, objetos pontiagudos, fogão, chão molhado, panela quente com o cabo para fora e mais um monte de outros similares estão lá, com a plaquinha de "perigo" invisível.

Para não ter que remediar, os pais podem ficar atentos a alguns pontos importantes. "A principal causa de acidentes na cozinha é com líquidos quentes e alimentos (fogão). As mães devem atentar com as panelas dispostas no fogão, sempre deixando os cabos das panelas para o lado interno, evitando que as crianças consigam puxar ou alcançar as panelas", afirma o consultor de segurança infantil da Self Baby, Márcio Gonçalves.

Gavetas e portas, em geral, também podem oferecer perigos aos pequenos que, ao não possuírem força suficiente para abrir por inteiro, podem acabar prendendo o dedinho. "As gavetas também são lugares perigosos. E devemos manter as facas ou utensílios cortantes em lugares altos, onde as crianças não alcancem. Jamais armazene utensílios cortantes em gavetas baixas. Se não existir alternativa, instale travas para que elas não consigam abrir as gavetas".

Quando "manter fora do alcance" não é alternativa, pode ser que equipamentos de segurança seja a solução. "Esses equipamentos ajudam a diminuir os acidentes em 90%", calcula o consultor. Ele mesmo indica alguns acessórios que podem ser importantíssimos.

Protetor de fogão: Adaptável à maioria dos fogões e impede que a criança coloque a mão na chama. Ele funciona como um ‘limitador’. O bom é que, além de impedir, é super resistente a impactos, fácil de montar e se fixa ao fogão por meio de adesivos.

[galeria]

Trava para micro-ondas e forno: Impede que a criança abra fornos e micro-ondas. "É adaptável também a gavetas, geladeiras, freezer e gabinetes", conta o consultor.

Trava para geladeira e freezer: Ele ajuda na hora de impedir que os pequenos abram portas e geladeiras e também pode ser adaptado para portas de armários e gabinetes.

Travas diversas para armários: Previne que as crianças abram armários e gavetas, além de permitir o fechamento rápido dessas mesmas portas, sem danificar o material.

Grade de segurança: Muito importante para quem tem escadas, por exemplo. Pode ser encaixada no batente da porta ou em paredes.


Para-portas: Evita que acidentes como prender os dedos nas batidas bruscas de portas aconteça. Também ajuda a evitar que a criança se tranque acidentalmente num ambiente.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente