Crianças não devem pular o café da manhã

Crianças não devem pular o café da manhã

Foto photostock

Com a correria diária das famílias, muitas vezes a principal refeição do dia - o café da manhã, não recebe a atenção necessária. As crianças, ainda com sono, não querem comer, e os pais, muitas vezes atrasados, acabam permitindo que os filhos tomem somente o leite com achocolatado, o que é um erro já que as atividades diárias exigem um consumo grande de energia dos pequenos.

Estudos têm mostrado que o hábito de não fazer a primeira refeição corretamente aumenta o risco da criança ter sobrepeso, uma vez que, ao pular o café, acaba comendo guloseimas no meio da manhã, quando bate a fome. Um estudo na Alemanha com cerca de 4.500 crianças entre 5 e 6 anos comprovou que no grupo das que comiam menos de três vezes por dia a incidência de obesidade era de 5%. Já entre as que faziam cinco refeições diárias ou mais esse índice baixou para 2%.

Na primeira infância, até os 5 anos, a criança adquire os hábitos alimentares básicos que carregará consigo o resto da vida, incluindo um ou outro alimento que a pessoa acabará aprendendo a gostar com o decorrer dos anos e com as mudanças dos hábitos familiares. Porém, os pais são os grandes responsáveis em incluir frutas, leites e seus derivados no café da manhã dos filhos.

Confira abaixo algumas dicas para ensinar a criançada a comer bem pela manhã:


- Reduza o consumo de açúcar, por exemplo, não adicionando o item no achocolatado, que já é adoçado;

- Sempre inclua frutas no café da manhã, elas garantem as vitaminas e as fibras necessárias para o dia a dia;

Por Carmem Sanches

Comente