Conjuntivite no inverno: cuidado com as crianças

Conjuntivite no inverno cuidado com crianças

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Na estação mais fria do ano, aumentam os casos de conjuntivite, principalmente a viral, que pode ser transmitida rapidamente em ambientes de trabalho, escolas, creches e meios de transporte. Por isso é preciso cautela com as crianças.

O tempo seco, poluição, baixa umidade do ar e a consequente aglomeração de pessoas em ambientes fechados colaboram para a proliferação do vírus causador da infecção nos olhos. Nas escolas e creches, é muito comum o contato entre as crianças, facilitando que o vírus se espalhe. Em média a infecção passa em até duas semanas.

Os especialistas recomendam que, ao surgirem os primeiros sinais da doença, que são olhos vermelhos, secreção, lacrimejamento, inchaço das pálpebras, coceira e sensação de areia, ardência e sensibilidade à luz, as crianças parem de frequentar as aulas, o que é primordial para controlar a doença. Neste período do ano é até mais tranquilo, já que as crianças em breve estarão de férias.

Segundo o oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista, Pedro Antonio Nogueira Filho, ao primeiro sinal do problema é importante procurar atendimento oftalmológico. "Há vários tipos de conjuntivite e alguns podem apresentar sequelas ou a necessidade de um tratamento mais complexo", diz.

A contaminação acontece pelo contato direto com as secreções pelas mãos, toalhas e outros objetos. "Por isso é importante que o doente seja afastado de lugares públicos para não contaminar outras pessoas", aconselha o médico do H. Olhos.

O tratamento é feito com colírio receitado por um oftalmologista. A prescrição médica é importante, pois cada tipo de conjuntivite (alérgica, bacteriana ou viral) exige um tratamento específico.


Algumas recomendações para aliviar os sintomas até que a infecção passe são não coçar os olhos; usar água filtrada e lenços de papel descartáveis na limpeza; e fazer compressas geladas nos olhos para diminuir a irritação.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: crianças olhos inverno conjuntivite infecção