Como temperar as primeiras comidinhas das crianças?

Como temperar a comidinhas das crianças

Foto: Rainer Berg/Westend61/Corbis

Com o nascimento de um bebê todo cuidado com a alimentação é pouco. O indicado é dar apenas o leite materno até os seis meses de idade e, após esse período, as mães devem fazer mudanças e acrescentar alguns alimentos. E as dúvidas sobre quais temperos podem ser usados é comum entre as mães de primeira viagem.

O segredo é começar colocando pequenas quantidades e optando por temperos frescos para deixar a comida mais saborosa. Para não prejudicar o bebê, com efeitos indesejáveis, como gases e a recusa de comer, comece usando apenas algum tipo de óleo ou azeite e um pouco de sal. E é importante ressaltar que quanto menos sal, melhor para a saúde do bebê, pois este condimento pode viciar o paladar dele, gerando problemas futuros.

Depois de alguns meses a mãe pode acrescentar outros temperos às comidas, desde que sejam coados antes de servir. O nutricionista clínico e funcional Fábio Bicalho sugere: "Somente os naturais como alho, cebola, salsinha entre outros devem sempre bem batidos e usados sem excessos." Outros itens como salsinha, coentro e alecrim são super recomendáveis, fazendo com que seu bebê coma de tudo desde pequeno.

O alho, por exemplo, contém propriedades capazes de aumentar as defesas do organismo e ajuda a prevenir gripes e resfriados. Mas tome cuidado, alho em excesso pode gerar alergias. A nutricionista Juliana Garrido cita outros temperos que podem ser usados tranquilamente: "A salsa e o anjericão são alguns deles, pois possuem substâncias antioxidantes que neutralizam os radicais livres do organismo, fazendo bem para o bebê. Mas use-os em pequenas quantidades."

Preferir os alimentos orgânicos é uma ótima opção: "Entre os benefícios estão melhor qualidade nutricional com mais aporte de nutrientes, menor ingestão de químicos e agrotóxicos em geral, consequente melhora do sistema imunológico e prevenção de doenças como câncer. É bom começar com frango orgânico, por apresentar menos gordura saturada"

Por ser muito agressiva ao tubo digestivo das crianças, a pimenta, seja em pó, em molho ou natural, não deve estar no cardápio. "Outros temperos que também devem ser tirados são a páprica e o curry. Estes não devem ser ingeridos de forma alguma pelos pequenos, pois podem causar irritações estomacais e, em casos extremos, até gastrite", alerta Juliana.


Para dar um gostinho às sobremesas da criançada, procure colocar um pouco de canela junto à banana amassada. Criar no bebê o hábito de comer frutas é muito importante, mesmo que você utilize alguns temperos para aflorar a vontade. "Selecione diferentes tipos de frutas, aumentado, assim, o aporte de vitaminas e minerais", afirma Dr. Fábio.

Por Thaís Santos (MBPress)

Comente