Como livrar as crianças dos piolhos?

Veja como tratar crianças que pegam piolho
piolhos-dicas

Foto - Shutterstock

Piolhos são temidos por todas as mães. E antes de torcer o nariz ao falar dele, saiba que não estão relacionados com a falta de higiene. Piolhos são bichos voadores que passam de uma cabeça para outra e se proliferam na superfície do couro cabeludo. Podem ser transmitidos no contato físico, na troca de bonés ou em um simples abraço entre os amiguinhos. No frio, quando as crianças ficam em lugares mais fechados, o contagio costuma aumentar.

E ele se prolifera rápido; em cerca de 2 meses, um piolho fêmea bota 300 ovos! Por isso precisa ser tratado o quanto antes. O sintoma mais comum é a coceira. Depois de identificado, os tratamentos geralmente são baseados em shampoos e loções específicas para piolhos.

As loções devem ser passadas durante dois ou três dias e juntamente ao tratamento, deve ser passado um pente fino. Ele serve para remover as lêndeas (ovos dos piolhos), maiores responsáveis pela coceira. Em alguns casos, quando o tratamento tópico não resolve, o pediatra pode receitar remédios de via oral. 

Algumas mães optam por tratamentos caseiros, e o mais famoso deles é o vinagre. O pH ácido do produto ajuda a eliminar o bichinho. Encharque os cabelos secos com vinagre e deixe agir por pelo menos meia hora.  Apesar de deixar um cheiro desagradável, muitos afirmam que funciona. 

Outra dica é misturar sal grosso ao condicionador e deixar agir por mais 20 minutos. O secador acaba virando um aliado nesses casos, já que a lêndea não gosta do calor e se prolifera na umidade. Lance mão dele sempre.


Comente