Como os filhos podem ajudar nas tarefas domésticas?

tarefas domésticas filhos

Foto - Shutterstock

Algumas atividades domésticas podem ser feitas com a ajuda dos filhos - com a supervisão dos pais. Sim, essa é uma maneira de enxugar o orçamento e de ensinar aos pequenos sobre organização e como trabalhar em equipe.

Algumas famílias optam por não terem funcionárias do lar, seja por economia ou porque preferem elas mesmas manterem tudo em ordem. Nestes casos, delegar algumas tarefas para a criançada e ficar com o trabalho mais pesado é a melhor solução.

E a limpeza pode ser incluída nas tarefas dos filhos desde cedo! Os especialistas recomendam que os pequenos façam parte da dinâmica da casa, o que vai ajudar a incluir a criança dentro da família e ajudá-la a desenvolver as habilidades motoras.

Por exemplo, a partir de 2 anos a criança pode começar a assimilar a limpeza por meio da organização de brinquedo. Guardar todas as diversões em respectivas caixas junto aos pequenos os ajudará a entender o conceito de organização.

De 3 a 4 anos, é indicado estimular os pequenos a guardarem suas próprias coisas: como mochila, cadernos, lavar o próprio copo após usá-lo, arrumar a cama depois de acordar, ou mesmo guardar o vídeogame após o uso. São tarefas simples que poderão virar rotina.

Dos 5 aos 7 anos, as tarefas podem ser mais elaboradas, e está permitido dar uma varridinha no próprio quarto, ou esvaziar a lixeira que dormitório. Regar as plantas e o quintal, lavar os pets - no caso de quem tem - também são tarefas que podem ser delegadas e acompanhadas pelos pais.

A partir de 8 anos as crianças já entendem o que pode ser quebrado ou não e o que pode ser ingerido. As habilidades motoras estão mais aguçadas e permitem que a criança seja inclusa em tarefas mais elaboradas, como recolher o lixo da casa, arrumar a mesa para refeições, limpar o quarto, carregar as compras, etc.


Por Caroline Sarmento

Comente