Como evitar cáries durante as férias?

Como evitar cáries durante as férias

Quando as crianças entram de férias escolares um problema assombra os pais: as cáries. Por ficarem mais tempo em casa, os filhos passam a comer guloseimas em demasia e a descuidar da higiene, ameaçando a saúde bucal.

Como para eles o recesso escolar é sinônimo de quebra de rotina, acabam fazendo mais refeições, incluindo entre o café da manhã, o almoço e o jantar uma infinidade de coisas saborosas, como balas, chicletes e chocolates, hábito pouco comum no dia a dia.

"É importante lembrar a criança de que ela tirou férias da escola e não das suas obrigações com a higiene. Independente do longo período de folga, ela deve consumir alimentos saudáveis e escovar os dentes após cada refeição", comenta a odontopediatra Lucia Coutinho.

É inevitável que a criança coma doces, mas essa prática pode ser controlada pelos pais. Uma dica da odontopediatra é oferecer o doce depois do filho almoçar ou jantar e comer uma fruta. "Já que depois das três refeições principais ele deve escovar os dentes, esta é a melhor forma de prevenir as cáries e dosar o consumo de alimentos inadequados".

Outra sugestão da Dra. Lúcia é os pais alterarem o mínimo possível a rotina alimentar das crianças e ainda agregar bastante quantidade de frutas aos lanches fora de hora, evitando ao máximo o consumo de doces, salgadinhos e outras guloseimas industrializadas.

A especialista faz questão de deixar bem claro que não é só porque a criança come doce que ela vai ter uma cárie. Este problema só surgirá se os pais ou responsáveis permitirem que ela troque as refeições saudáveis por uma dieta cariogênica e durma sem escovar os dentes ou passar o fio dental. "Hoje sabemos que os alimentos açucarados podem sim ser dados às crianças, desde que nos horários corretos (após as refeições)", lembra.

E explica: "A saliva lava a nossa boca, diminuindo a quantidade de açúcar que as bactérias usam para originar os ácidos que corroem os dentes. Porém, nas crianças que comem guloseimas o tempo todo, a saliva não tem tempo de neutralizar estes ácidos, que podem mais facilmente desenvolver cárie." A odontopediatra ressalta também que os pais devem evitar dar aos pequenos alimentos fora do horário e, principalmente de madrugada, quando não existe a saliva para nos proteger contra a doença.


Existem alimentos que ajudam na limpeza dos dentes, os chamados alimentos detergentes, tais como queijo, maçã, pera, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras cruas. "O consumo desses alimentos diminui a acidez da boca, mas não dispensa a escovação!", afirma Dra. Lúcia.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente