Como cuidar da saúde dos filhos no inverno

saúde inverno crianças

Foto - Shutterstock

Chega o frio e as mães só têm uma dúvida: como cuidar da saúde das crianças? Como deixar os pimpolhos longe dos males da estação mais fria do ano e manter a saúde dos filhos no inverno? Nós te damos 10 dicas para, confira:

1 - Evite aglomerações

Em épocas frias, é comum as pessoas contraírem resfriados ou outras doenças quando expostas aos lugares frios e abertos. Em casos de bebês, evite levá-los para lugares que tenham números exagerado de pessoas, com aglomerações. Neste período, as defesas do organismo estão baixas e eles podem não resistir a gripes ou resfriados.

2 - Em caso de gripe, evite a friagem

Sabe aquela conhecida frase "cuidado com a friagem, menina"? Pois bem, nossas avós estão certíssimas quando o assunto é doença. Caso os pequenos estejam com gripe, evite que eles saiam para lugares abertos. Se estiverem em um quadro complicado da doença, é recomendado o repouso, ficando longe de escolas e creches, para não serem contaminados com doenças piores ou contaminarem outras crianças.

3 - Cuidado com o contato direto

Com moderação, é importante que a mãe fique em alerta com o contato direto entre crianças saudáveis e adultos doentes. Não significa que a criança possa ficar doente imediatamente, mas é o caso de estar vulnerável à contração da doença em questão. Invista nas luvinhas para proteger e esquentar suas mãozinhas.

4 - Vacinação em primeiro lugar

A imunidade fica em risco no inverno, por isso é importante também manter a vacinação das crianças em dia. Deste jeito, os pequenos ficarão mais resistentes e fortes.

5 - Dica para recém-nascidos

O recém-nascido, ao receber o leite materno, também ingere um alimento rico em nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Além disso, o leite materno previne contra infecções como otite, diarreia e pneumonia.

6- Mantenha os lugares arejados

Por mais que o frio seja convidativo aos cobertores e janelas fechadas, é indicado que - pelo menos - por um período do dia as janelas e portas fiquem abertas. A recomendação previne que bactérias e fungos se alojem nos lugares, provocando doenças ou até mesmo infecções. Fique atenta!

7- Bichinhos de estimação do lado de fora

Por mais que doa o coração, os especialistas indicam que os bichinhos de estimação - como cães e gatos - fiquem do lado de fora de casa, para evitar o contato com os pequenos e provocar alguma mal à saúde das crianças. A situação pode ficar amenizada, caso os bichinhos dependerem dos donos para alimentação ou locomoção.

8 - Fumar faz mal

Para garantir que os pequenos não tenham complicações respiratória no futuro, é indicado não fumar próximo às crianças. A nicotina faz mal para a saúde de quem fuma e de quem inala a fumaça. Cuidado!

9 - Pediatra em primeiro lugar

Sabemos que as receitas caseiras são uma mão na roda para quem está precisando cuidar rapidamente da saúde das crianças. Mas, o indicado é sempre levar ao pediatra os pimpolhos que apresentarem complicações na saúde.

10 - Umidificar sempre

O inverno também é uma época seca, portanto, as mães também podem umidificar os ambientes para evitar irritações de pele e mucosas.


Por Caroline Sarmento

Comente