Colônias de férias oferecem atividades na natureza

Colônias de férias oferecem atividades na natureza

Foto/ Divulgação

Durante as férias, aliar educação, saúde e diversão é uma ótima pedida e conforta os pais que estão trabalhando. Está em busca de tudo isso? Então que tal levar a criançada para uma colônia de férias?

Estes locais estão recheados de propostas de atividades e muitas oferecem a possibilidade do contato com a natureza, esporte e convivência com outras crianças. Boa opção para sair da rotina e estar ao ar livre e fugir de dentro de casa e da rotina das cidades.

O coordenador da Colônia de Férias na Floresta, Felipe Albino, afirma que o contato com a natureza é importante para a percepção de que o ambiente é integrado, feito de relações sociais e composto por espaços naturais. "A percepção de que somos parte ativa do ambiente e que estamos contribuindo para sua transformação, seja para o bem ou para o mal, é de extrema importância. Associar a educação às atividades em contato com a natureza traz para as crianças o significado da educação e dos conteúdos trabalhados ao longo dos anos nas escolas", afirmou.

Ele lembra ainda que o contato com a natureza e as atividades físicas são essenciais para o bem estar, além de ajudar no equilíbrio interno. "Esta nova geração precisa ser incentivada a praticar exercícios, visto que é a geração tecnológica, onde na maioria das vezes os pais trabalham o dia inteiro e os filhos ficam em casa. A alimentação congelada está em alta e a obesidade infantil, somados outros fatores, acaba por ser uma consequência natural", lembrou.


A colônia "Férias na Floresta", no Rio de Janeiro, é uma destas opções de lazer que se preocupa com o estímulo da consciência ambiental das crianças e valoriza as atividades ao ar livre. O resgate de brincadeiras tradicionais, a realização de atividades e jogos cooperativos com cunho ambiental, oficinas de plantio de mudas e dinâmicas voltadas para a reutilização de materiais, despertam atitudes capazes de contribuir com o meio ambiente. Dentro do programa estão visitas a trilhas e parques, que incluem tirolesas, muro de escalada e arvorismo.

Por Catharina Apolinário

Comente