Colégios promovem almoços entre pais e filhos

Colégios promovem almoços entre pais e filhos

O que era muito comum há alguns anos, hoje é uma verdadeira raridade. Poucas famílias têm a oportunidade de se reunir para degustar uma boa refeição. No jantar é difícil, mas no almoço é praticamente impossível. Foi pensando nisso que colégios particulares decidiram viabilizar almoços para pais e filhos na escola.

Além de aproximar anda mais a família, programas como esses trazem os pais para mais perto das escolas. Pode não parecer muito, mas uma hora com os filhos é tempo suficiente para conversar e saber se está tudo bem no colégio. Frequentando a instituição de ensino, os pais tom conhecimento de quem são os professores e os colegas com quem a criança tem mais ou menos afinidade. A psicopedagoga Maria Irene Maluf alerta: "Os filhos sentem falta dos pais no dia a dia, quando precisam ficar na escola o dia todo ou quando almoçam sozinhos, sem seus parentes".

A especialista reforça o fato de que para as crianças, principalmente no caso das mais novinhas, a possibilidade terem a companhia de sua mãe ou pai nas refeições, ainda mais diante dos amiguinhos, alegra e muito o seu dia. "Além disso, é uma oportunidade para que todos troquem ideias no meio do dia e mantenham o contato em uma situação muito similar ao que ocorre nas casas quando pais e filhos se sentam à mesa para fazer as refeições", afirma Maria Irene.

Um gesto tão simples pode exercer influências positivas também no desempenho escolar. "Por ser um momento de troca de afetividade e atenção, há grande possibilidade de essa ação motivar o envolvimento da criança com a escola e os estudos, melhorando o seu desempenho". Lembrando que resultados como esses são mais comuns com crianças menores de dez anos, mas isso não significa que as maiores não gostarão.


É importante lembrar que em alguns colégios, o almoço dos pais deve ser agendado, enquanto outros reservam apenas um dia da semana para promover o encontro. Há também colégios que permitem que os pais almocem na instituição apenas uma vez por mês. Humboldt, Santa Cruz, Porto Seguro, Pio XII, Liceu Pasteur e Marista são alguns dos colégios que permitem o encontro de pais e filhos para almoçarem juntos.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente