Cinco anos da TV Rá Tim Bum

Cinco anos da TV Rá Tim Bum

Divulgação

Confiança. Esse é o grande trunfo da TV Rá Tim Bum, segundo o idealizador de seu projeto, Mauro Alves Garcia. O canal, primeiro brasileiro infantil da TV por assinatura, completou cinco anos no final do ano passado e tem produção 100% nacional.

Administrado pela Fundação Padre Anchieta - a mesma que está à frente da TV Cultura há 40 anos - o canal transmite programação para crianças de até 12 anos, unindo experiência com o acervo da própria Cultura. "Este é o primeiro e único canal brasileiro que só exibe produções nacionais", se orgulha Mauro, que é diretor do canal e de Projetos Especiais da Fundação.

Essa é a proposta principal da TV Rá Tim Bum, que não apenas tem muita produção própria, como co-produz e compra programas e projetos independentes (brasileiros), abrindo portas para um novo mercado.

Para garantir a atenção dos telespectadores mirins, a TV se propõe a lançar pelo menos uma nova série por mês, com personagem que retratam a cultura e a realidade nacional. "Assim ganhamos audiência por aproximação, por criar identidade com quem nos assiste", afirma Mauro. Os personagens têm os nomes daqui, tem a trilha com música brasileira e trazem as histórias no contexto nacional. "Fica mais fácil agradar e, assim, vencer a concorrência com a Internet ou os outros canais". Para 2010 estão previstas 12 séries inéditas.

O objetivo principal do canal é mesclar diversão e fantasia com informação e educação. "Assim, temos a confiança de pais e educadores, mais do que outros canais que também tem conteúdo relevante", acredita.

O canal conta com orientação pedagógica, para alinhar a programação e a faixa etária indicada. Como as animações são importantes dentro da grade, elas ganharam horário especial esse ano. Durante as manhãs, programas para as mamães dão dicas de saúde e ainda servem de estímulo audiovisual aos bebês. Logo, as gestantes também contarão com programas especiais.

Além do que rola na televisão, também é possível interação virtual. No site da emissora (www.tvratimbum.com.br) há jogos educativos, música para crianças e maiores informações sobre os programas veiculados.

Daqui pra frente, o canal espera investir ainda mais numa tendência que é mundial: a animação. "Ela agrada toda família, tem perenidade e, aos poucos, estamos fazendo as nossas", revela o diretor. Uma novidade que promete atrair crianças e adultos, Mauro antecipou ao Vila Filhos. O Castelo Rá Tim, sucesso da TV Cultura, deve ser produzido em animação. Nino e a turma em desenho animado? Esse não dá pra perder...

A TV Rá Tim Bum conta com mais de 2,5 milhões de assinantes em todo Brasil e é transmitida por 30 operadoras, entre elas Net, Sky, TVA, Oi e Embratel.

A programação conta com atrações consagradas, como Castelo Rá Tim Bum e Mundo da Lua, e produções inéditas e animações que estimulam a imaginação. De segunda a sexta-feira, os programas da TV estão reunidos em diferentes faixas de interesse. Aos sábados, uma novidade deve prender a atenção do público infantil: a animação "Traçando Arte".

[galeria]


A série busca apresentar ao público um pouco da obra e da biografia de grandes pintores brasileiros. O programa tem dois protagonistas, Trácio e Jean Pierre, que são traças de personalidades opostas que vivem em um museu. Jean, a traça culta e conhecedora de arte, tenta desviar Trácio da ideia de devorar as obras, e lhe conta a história do artista responsável, explicando sua importância para a arte. Jean é dublado por Oliver Anquier.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente