Caso Alicia Silverstone - mães não devem mastigar alimentos para as crianças

Mães não devem mastigar alimentos

Recentemente uma polêmica tomou conta da internet. A atriz Alicia Silverstone, que ficou conhecida por sua atuação no filme "As Patricinhas de Beverly Hills" e por sua personagem Batgirl no filme Batman & Robin, postou um vídeo em seu blog na qual ela aparece mastigando alimentos para depois dá-los ao seu filho de dez meses.

A atriz norte- americana recebeu muitas críticas do público e de especialista que afirmaram que o método na qual ela usa para alimentar o seu filho é inadequado, pois a criança é submetida a diversos riscos. Outro fator agravante é que a atriz é vegetariana e por isso não oferece ao bebê outras fontes de proteínas que são encontradas na carne.

A técnica usada pela atriz é a pré-mastigação e não deve ser usada pelos pais como afirma Claudia Tanuri, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana: "A partir do sexto mês de vida da criança é que a mãe começa a inserir outros alimentos que não seja o leite. Nesse processo de desmame, o bebê precisa treinar a mastigação".

O alimento mastigado por um adulto também contém bactérias que podem prejudicar a saúde do pequeno. Caso o adulto esteja gripado, resfriado, com infecção dentária ou algum outro tipo de vírus incubado no corpo, a criança pode ser contaminada. "Bactéria mora no nosso corpo por isso não é recomendável seguir o exemplo da atriz. O correto é o bebê aprender a comer com a colher, mastigar, sentir na boca o formato do alimento. Por isso, não indicamos que a comida passe nem por um triturador ou liquidificador, o ideal é amassar os alimentos cozidos com garfos para que a criança possa exercitar a mandíbula", explicou Claudia Tanuri.

A pediatra ressaltou que a única alimentação que o bebê pode receber vindo diretamente de sua mãe é o leite materno. De acordo com especialista, para que o bebê tenha mais imunidade, a criança deve mamar até os dois anos de idade e a essa amamentação deve ser combinada com os horários dos alimentos sólidos.

Para mães que são vegetarianas e desejam que seus filhos iniciem esse costume desde pequenos, a nutricionista disse que esse tipo de alimentação não deve ser imposta para eles desde tão cedo, pois retardam o desenvolvimento das mesmas. "A criança deve ter uma alimentação equilibrada até os três anos de idade. Esse desenvolvimento vem durante os muitos anos de proteínas e alimentos de origem animal que as crianças consomem. Caso a mãe opte apenas por essa alimentação vegetariana, a criança corre o risco de adquirir doenças como anemia", afirmou a pediatra.

Claudia Tanuri recomendou que para uma vida saudável a criança deve ser alimentada com verduras escuras, que tem excesso de ferro, grãos e cereais e a carne não deve ser excluída. "Os pais devem evitar dar aos filhos frituras e açúcares. A alimentação deve ser distribuída em cinco refeições diárias: café da manhã (pode ser leite na mamadeira ou copo) e no meio na manhã um lanche à base de frutas. Depois vem o almoço por volta do meio dia, no lanche da tarde uma bebida láctea ou fruta ou ambos e depois o jantar".


A médica afirma que não é correto dar ceia à criança antes de dormir, pois pode provocar problemas dentários. "O ideal é que a criança não tenha ceia antes de dormir, por que, às vezes, ela dorme se alimentando e por falta de limpeza dos dentes, podem provocar cáries", alertou. Outra dica é não congelar os alimentos e também não esquentá-los no micro-ondas para não perderem proteínas.

Por Stefane Braga (MBpress)

Comente