Casa organizada mesmo com crianças

Casa organizada mesmo com crianças

Heloisa Sundfeld organizando um quarto infantil. Foto: divulgação

Quem tem criança em casa sabe, é quase impossível manter a casa organizada e sem brinquedos espalhados pelos cômodos. Por isso o Vila Filhos conversou com a consultora Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant, especialista em organização e pegou algumas dicas para deixar tudo arrumado sem privar a criançada das brincadeiras pela casa toda.

Heloisa conta que a regra básica é que cada coisa tenha seu lugar adequado e tudo que é usado deve ser recolocado no devido lugar. Dessa maneira, não haverá desorganização.

De acordo com a consultora, ter um quarto de brinquedo ou local apropriado facilita muito. Mas quando não é possível, as crianças acabam tendo que brincar na sala. Nesse caso o melhor é criar um horário em que elas têm de recolher todos os brinquedos e guardar. "Tenha um baú ou mesmo uma caixa de plástico onde elas deverão colocar os brinquedos depois de brincarem".

Quando as brincadeiras podem sujar como no caso de pintura ou massinha, a lavanderia é um bom lugar, pois é um local que pode ser limpo com facilidade. Crie a regra para que pintura e massinha só possam ser manuseadas na lavanderia. Senão a dor de cabeça é certa!

A organização na vida dos pequenos não vale só para a hora de brincar, a profissional explica que as lições sobre esse assunto devem começar desde cedo e serem incluídas no dia a dia.

"Comece mostrando para a criança que quando ela tira o pijama, ele deverá ser dobrado e colocado no lugar escolhido para esse fim. No começo ela não só não saberá dobrar direito como também, não vai gostar. Nunca diga que ela não dobrou direito, incentive dizendo 'que bom, você fez direitinho', e vá corrigindo aos poucos. Se ela não fizer, você também não deve arrumar. Chame seu filho e diga que ele esqueceu de guardar o pijama. Aos poucos, vá aumentando a quantidade de responsabilidades. Você pode criar a regra que, a cada aniversário, a criança ganha uma obrigação. Desse modo, quando ele for adulto, ele será uma pessoa organizada". A regra básica é não fazer por eles e sim que eles cumpram suas obrigações e incentivar com elogios e nunca fazer comentários negativos.

Quarto

Na hora de arrumar o quarto dos seus filhos, a dica é que o local não tenha muitas coisas, quanto menos objetos, mais chance dele permanecer organizado. "Se possível, tenha prateleiras na altura que seu filho possa pegar os brinquedos ou jogos, sem precisar pedir para alguém ou muito menos subir em alguma coisa para pegar".


Os brinquedos devem ficar em um baú ou caixa. Isso evita que fiquem espalhados pelo quarto. Outra coisa bacana é pendurar um cabide na parede em altura adequada a seu filho. "É muito útil, pois ele poderá pendurar a mochila e outros objetos evitando, dessa maneira, deixar coisas espalhadas pelo quarto".

Por Larissa Alvarez

Comente