Brincar ao ar livre reduz chances de miopia, diz pesquisa

brincar ao ar livre miopia

Foto - Florin Prunoiu/Corbis.

Brincar ao ar livre não apenas faz bem para o humor da criança, mas sim para a saúde. Uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostrou que essa prática reduz em 2% as chances da criança ter miopia.

A explicação para isso é simples. Em parques, praças e jardins, a criança não passa pelo que chamamos de acomodação visual, que acontece pela contração do músculo ciliar. Em ambientes fechados, pelo contrário, a criança é obrigada a forçar a vista, podendo ter dores de cabeça e outros problemas que podem resultar na miopia.

A dica para evitar o problema é observar a criança; ela força a vista e não enxerga tão bem de longe? É bom procurar um oftalmologista, e claro, explorar lugares com luz natural. Além disso, brincar ao ar livre também estimula outros sentidos. A criança geralmente tem mais espaço pra correr, favorecendo o preparo físico, e lugares novos para explorar e trabalhar a criatividade. Sempre que possível, troque a TV e o vídeo game por um passeio ao ar livre. Faz bem e toda criança gosta.


Por Helena Dias

Comente