Brigadeiros de vários sabores para as festinhas

Brigadeiros de vários sabores

Receitas da gastrônoma Fernanda Guelli

Ícone das festinhas de aniversário, o famoso e brasileiríssimo brigadeiro aos poucos ganhou novas formas. O velho hábito de comer com a colher e raspar até o fundo da panela ganhou status, tanto que agora ele é servido também em festas de adultos, com direito a copinhos e colherinhas, além de várias coberturas.

Em São Paulo, ele foi elevado à categoria de gourmet em lojas que trabalham apenas com a receita. Seja em caixas de bombons ou em potinhos, o doce tradicional ganha ingredientes mais nobres e versões bastante excêntricas.

Além dos doces tradicionais, as festinhas também podem ser recheadas de sabores como hortelã, canela, manjericão, baunilha, limão siciliano, laranja ou amendoim. Ou mesmo vinho e champanhe, só para os pais.

As criações são da gastrônoma Fernanda Guelli. "O brigadeiro nos remete à infância e come-lo é sempre um prazer. Estes novos sabores são direcionados mais para os adultos que não gostam de coisas tão enjoativos e que gostam de se aventurarem no paladar", diz a chef.

[galeria]

Antes de lançar a ideia no meio da festinha vale fazer uma pequena degustação em casa. A chef dá a receita do Brigadeiro de Hortelã, que serve como base para fazer os outros. No preparo do brigadeiro de gengibre ou canela em pó, o processo é o mesmo, porém sem o xarope. E os sabores laranja e limão siciliano são feitos com o sumo da fruta e raspas das cascas delas. "Os meus brigadeiros não vão manteiga, afinal o próprio leite condensado já dá liga e isso já começa dando um gosto diferente", explica a chef.


Brigadeiro de hortelã

400 ml de água

30 folhas de hortelã

30 ml de xarope de menta

1 lata de leite condensado

Em fogo médio, coloque em uma panela a água, as folhas de hortelã e o xarope de menta e ferva até que o volume do líquido chegue a metade, assim, a mistura estará bem concentrada. Em seguida, desligue o fogo. Em outra panela de apoio, coloque o leite condensado e deixe aquecer por 5 minutos em fogo brando. Coe as folhas em uma peneira e jogue o líquido no leite condensado. Misture bem, sem parar de mexer, até que o brigadeiro desgrude do fundo. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Depois do tempo, retire tudo e coloque em um recipiente. Espere esfriar e sirva.

Dica da chef: Coloque em pequenas colheres de madeira, enfeite com folha de hortelã e sirva logo após um café.

Comente