Banho de criança: como passar da banheira para o chuveiro

Veja dicas para introduzir o banho no chuveiro na rotina de seu bebê
bebê-chuveiro

Foto - Shutterstock

Depois que você se acostuma a dar banho na banheira todo santo dia, chegou a hora de aposentá-la e começar a dar banho nos filhos em pé, no chuveiro, como crianças. E aí, como fazer?

Primeiro de tudo, você deve pensar na segurança dos pequenos. Se quando você decidir dar o banho no chuveiro ele já andar, forre o chão do box com algum material antiderrapante, para não correr o risco dele cair.  O banho deve ter sempre o mesmo ritual; comece pela cabeça e termine nos pezinhos. Evite sempre que a água caia direto no rosto, preferindo lavar com o toque das suas mãos.

Depois você deve fazer o bebê se acostumar com a nova rotina. Para isso, não elimine completamente a banheira, já que ele está acostumado e se sente seguro lá. Mas a deixe no chão ao invés de apoiá-la no suporte. Comece dando banho com o chuverinho antes de apelar para o chuveirão; as crianças podem ficar assustadas com a movimentação e rapidez com que a água escorre. Uma dica bem legal é entrar no banho com a criança. Isso pode dar segurança, além de ser bastante divertido. Deixe que a criança lhe dê um banho.

E nunca se esqueça; crianças aprendem na base da brincadeira. Por isso, mantenha os brinquedos que ele gosta no box do banheiro e vez ou outra, convide-o para pegar outros brinquedos para levar ao banho. Crianças adoram brincar com água, encher e esvaziar potes, por isso mantenha alguns sempre por perto. 


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: dicas banho bebê banho bebê