Banco Imobiliário atualizado ajuda na educação financeira

Banco Imobiliário atualizado ajuda na educação fin

Foto/Divulgação

Desde cedo, a criançada lida com o mundo dos números e das finanças. Quando elas começam a ter noção dos números, sabem contar e compram o lanche da escola ou figurinhas, isso significa que já sabem usar o dinheiro, um bom motivo para começar a usar a mesada ou semanada.

Especialistas acreditam que a educação financeira pode começar logo aos 5 anos, em simples situações vividas pelas crianças. Os jogos também ajudam, e muito, a saber usar o dinheiro de forma consciente. O clássico deles é o famoso Banco Imobiliário (Monopoly) que em 66 anos no mercado brasileiro teve mais de 33 milhões de unidades vendidas. O jogo de tabuleiro, agora chamado de Super Banco Imobiliário, ganhou uma nova cara. Ao invés das cédulas de papel, super coloridas, a criançada vai usar uma reprodução da máquina de cartão de crédito.

"Ao longo da história dos brinquedos, percebe-se que eles refletem o comportamento, a moda e os costumes de sua época. Hoje, quando a criança acompanha seus pais às compras, percebe que grande parte dos pagamentos é feita em cartão. Na hora da brincadeira, os pequenos querem reproduzir esta atitude dos seus pais que são suas grandes referências", afirma Carlos Tilkian, Presidente da Estrela.

O Super Banco Imobiliário funciona assim: todos os competidores começam com um crédito de $25 mil. As compras de imóveis e companhias são debitadas do cartão de crédito, de acordo com as aquisições de cada participante. Quando um jogador tem que pagar ao outro, os dois cartões passam pela máquina. Um para ter o valor debitado e outro para receber seus créditos. Além disso, a brincadeira de comprar ações de grandes companhias terá marcas de verdade no tabuleiro, entre elas, Vivo, Itaú, TAM Viagens, NIVEA, Ipiranga e Fiat.


E já que a intenção é despertar o bom uso do dinheiro, o jogo ainda tem dicas de educação financeira, uma forma delas aprenderem conceitos de administração, contabilidade e de como poupar de forma divertida, conhecimentos que sem dúvida serão bastante úteis no futuro.

Por Juliana Lopes

Comente