Atividades de alfabetização para fazer em casa

Atividades de alfabetização

Foto: Fabrice Lerouge/Onoky/Corbis

Antes mesmo de começar a ir para a escolinha, os pais precisam se preocupar com a alfabetização dos filhos pequenos. Contar histórias, motivar a criança a rabiscar e promover brincadeiras que desenvolvam a coordenação motora são atividades que a família pode fazer em casa.

A professora do 1º ano do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, Renata Ferreira, ressalta esse processo de introdução da escrita não pode ficar a cargo somente dos professores. Desde muito pequenas as crianças já estão abertas a interagir. Por esse motivo, os pais e a família em geral têm um papel importante na alfabetização dos filhos.

"Tudo o que as crianças veem os pais fazerem, como escrever bilhetes, e-mails, listas de supermercado, receitas, leitura de jornais, revistas e livros fará parte de um universo e repertório construído por elas, que as auxiliarão no processo de alfabetização", garante.

Uma forma que os pais têm de auxiliar no desenvolvimento da criança, sem atrapalhar diretamente a alfabetização que será mediada pela escola, é criar jogos e leituras de histórias, fomentando nos pequenos o prazer em ter contato com a escrita. "A partir dessas ações, a família possibilita à criança observar o uso desse modo de comunicação", diz Renata.

Outra orientação da professora é permitir que os filhos pequenos tenham uma rotina dentro de casa também, desde pequenas (hora do banho, alimentação, brincadeiras, assistir televisão e dormir). Assim poderão construir um grande repertório de mundo que será, sem dúvida, uma diferença no processo de alfabetização.

Para cada faixa etária existem atividades que os pais podem promover para complementar o trabalho que é feito pelos professores. Confira as orientações de Renata Ferreira:

Atividades de alfabetização

Brinquedos para crianças de 2, 3 e 4 anos.

Entre 2, 3 e 4 anos

Nessa fase os pais podem ler histórias para os filhos com frequência, oferecer livros apropriados para a faixa etária para que a própria criança os folheie e dar acesso a jogos de construção com peças grandes, como legos e blocos de madeira, quebra-cabeças, massinhas, desenho, tintas. Também podem promover idas a livrarias, brincar com a criança em parques abertos.

Atividades de alfabetização

Brinquedos para crianças de 5 e 6 anos.

Entre 5 e 6 anos


Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: alfabetização