Atenção com problemas visuais das crianças

Atenção com problemas visuais das crianças

O início do ano é uma data onde os pais devem levar as crianças para fazer a revisão dos óculos e visita ao oftalmologista. Um período muito importante para pais e professores ficarem atentos aos problemas de visão que podem acometer as crianças.

O tratamento e detecção precoces ajudam a evitar um comprometimento visual definitivo, a queda de rendimento escolar e o desenvolvimento das crianças afetadas por problemas oftalmológicos.

Para as crianças que já usam óculo, a medida básica é reavaliar o estado de conservação dos óculos, se as hastes estão adequadas à idade da criança ou adolescente e se estão com as lentes certas para o tipo e grau da dificuldade visual.

A limpeza e revisão dos óculos são primordiais, mas os cuidados com os olhos devem começar desde o nascimento com o "Teste do Olhinho" e, posteriormente, com exames oftalmológicos completos.


A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica sugere que o acompanhamento oftalmológico deve ser semestral até os 02 anos e depois anual.

Por Catharina Apolinário

Comente